A Câmara da Mealhada vai integrar o projeto Radar Social, tendo a sua candidatura aprovada, no valor de 155.105,30 euros, verba disponibilizada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência e operacionalizada pela Segurança Social. O projeto visa atuar de forma coordenada nas respostas sociais de combate à pobreza e exclusão social.

“Ouvir, Agir Cuidar” é o slogan do Projeto Radar Social da Mealhada, que irá iniciar com dois técnicos que terão como missão a coordenação, parceria e referenciação de problemas de pobreza e exclusão social junto das redes locais de apoio.

“O projeto, que terá financiamento até março de 2026, começa pelo diagnóstico social, em que se se procura identificar pessoas, famílias e grupos, em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social, bem como os recursos, tipos de respostas e soluções locais e regionais”, lê-se num comunicado municipal, que acrescenta que “numa segunda fase, incluirá também um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais”.

“O que se pretende é estar mais próximo das famílias que necessitam de algum tipo de apoio. Este projeto faz a coordenação entre os vários tipos de resposta disponíveis, encaminhando cada beneficiário para a resposta mais adequada”, explica António Jorge Franco, presidente da Autarquia da Mealhada, referindo que o objetivo é que a intervenção social acompanhe o desenvolvimento do território.