As Caves São Domingos planeiam, já no corrente ano, aumentar substancialmente a produção, sobretudo nos espumantes, setor que mostra cada vez mais procura e tem cada vez maior impacto na faturação da empresa.
Com vinte hectares de vinhas próprias e mais oitenta hectares pertencentes a viticultores em produção exclusiva para as Caves São Domingos, a empresa procura, já para a campanha de 2024, aumentar exponencialmente a compra de uva a agricultores da região da Bairrada, designadamente, dos concelhos de Mealhada, Cantanhede, Anadia e Oliveira do Bairro, lançando uma campanha de compromisso com os produtores de uva destes territórios, convidando-os à celebração de protocolos de aquisição de uva, no sentido de levar avante, com a colaboração destes e com base numa política de envolvimento das comunidades, o crescimento da sua produção de vinhos e espumantes.
“Ponderada a evolução das vendas, que a empresa antevê que continuem a crescer, avançou-se para a aquisição de uma prensa pneumática com capacidade para trinta toneladas que irá duplicar a capacidade da empresa, tornando todo o processo de receção, escolha e prensagem da uva mais célere, permitindo, com isso, um melhor tratamento da uva, criando mostos de fruta mais autêntica e num perfeito estado sanitário”, lê-se no comunicado da empresa vinícola, que acrescenta que “iniciada há quase uma década, a campanha rumo à sustentabilidade continua no seio das Caves São Domingos, com práticas que se iniciam nas vinhas e terminam no embalamento dos vinhos, através de procedimentos de maximização ecológica e diminuição extrema da pegada ecológica e uso racional dos recursos, designadamente, os hídricos”.
Nova edição do Anima Mea apresentada no Rei dos Leitões
O verde foi o mote e inspiração para o lançamento da nova edição do Anima Mea, um projeto intimista e pessoal da enóloga Susana Pinho, para as Caves do Solar de São Domingos. A apresentação decorreu no parceiro Rei dos Leitões.
A aposta recaiu num branco elaborado a partir da casta Bical, uva autóctone da Bairrada, apta a criar vinhos elegantes e de elevada capacidade de guarda. “Estagiado doze meses em barricas novas de carvalho francês e, subsequentemente, catorze meses de estágio em garrafa, o Anima Mea seduz pelo seu perfume intenso a flores brancas e fruta de caroço, conjugada com uma mineralidade evidente. Na boca é cremoso, finamente estruturado, dono de uma acidez incisiva e um final possante”, lê-se no comunicado da empresa
AFA lança espumante do centenário em parceria com a São Domingos
Este evento foi um dos vários previstos pela direção da Associação de Futebol de Aveiro que celebram os cem anos de história e conquistas, refletindo a importância de momentos especiais que unem desporto e tradição.
José Neves Coelho, presidente da AFA, destacou a importância desta celebração: “Celebremos cem anos de glória com o Espumante do Centenário da AFA, um tributo à história e à união. Esta colaboração com as Caves São Domingos é mais do que uma bebida; é um presente da nossa região para os amantes do Futebol, do Futsal e do Futebol de Praia, uma verdadeira homenagem à paixão e à partilha. Neste brinde, encontramos a fusão perfeita entre o passado e o presente, onde o sabor enaltece cada jornada e a promessa segura de um futuro próspero. Que cada flute seja um tributo à dedicação e à camaradagem da nossa nobre causa. Saúde à Associação de Futebol de Aveiro e aos eternos momentos de alegria que o desporto nos proporciona”.
Alexandrino Amorim, administrador das Caves São Domingos, expressou o orgulho pela parceria: “Temos uma longa história com a AFA e sentimo-nos honrados por termos sido escolhidos para esta colaboração, proporcionando a oportunidade de adquirir um espumante de grande qualidade o Elpídio Superior Magnum, um clássico. Não tenho a menor dúvida de que os apreciadores vão saborear um belíssimo espumante. Este centenário é para ser vivido com muita alegria e celebração, nada melhor que este espumante”.
A garrafa do Espumante do Centenário está disponível nas instalações da AFA e pode ser encomendada através do e-mail da secretaria pelo preço unitário de trinta euros.
Fotografias com Direitos Reservados