Nove pessoas, aparentemente com sintomatologia de intoxicação alimentar foram, na noite de ontem, hospitalizadas no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. O alerta foi dado, cerca das 21h30, para o incidente na unidade hoteleira Inatel, em Luso, no concelho da Mealhada.
«Recebemos o alerta por volta das 21h20 e chegados ao local tratava-se de um grupo de 18 pessoas, na casa dos setenta anos, todos com as mesmas sintomatologias: diarreia, vómitos, dor de barriga e febre. Destes 18, nove foram transportados para o hospital, havendo um ou dois com sintomas mais fortes, mas todas as vítimas foram consideradas ligeiras», referiu, ao nosso jornal, Nuno João, comandante dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, acrescentando que o alerta foi dado depois do jantar, mas que «os sintomas, ao que nos foi dito, já teriam começado antes».
No local estiveram dois veículos de comando e três ambulâncias da corporação da Mealhada; duas ambulâncias de Anadia; uma de Penacova; e outra de Mortágua. O Instituto Nacional de Emergência Médica esteve com uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação, duas ambulâncias e uma mota. A Guarda Nacional Republicana tomou conta da ocorrência.
A desmobilização dos meios aconteceu por volta da meia noite.
Tentamos contactar o Gabinete de Comunicação da Fundação Inatel, por duas vezes, ao início desta manhã, mas apesar do imenso tempo de espera, depois da chamada ser passada para o respetivo departamento, acabou por desligar-se automaticamente sem que ninguém nos respondesse.
Mónica Sofia Lopes