A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de executivo municipal, o acordo tripartido que possibilitará a construção da Rotunda da Pedrulha, que dá acesso à localidade, em substituição do atual cruzamento, na via de ligação à Autoestrada 1.
A construção desta rotunda há muito que é reivindicada pela população. “Toda a gente conhece a perigosidade neste cruzamento. Foi um processo longo, mas começa a ver-se a luz ao fundo do túnel. A rotunda vai ser uma realidade e queremos começar as obras o mais rápido possível”, afirmou o presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco.
O acordo, entre a Câmara Municipal da Mealhada, o promotor Burguezia dos Leitões e a Infraestruturas de Portugal, preconiza a criação da rotunda, de um separador central e de um caminho paralelo na Estrada Nacional 234.
A proposta de acordo resulta de vários contactos estabelecidos com a IP ao longo do último ano, na sequência dos quais o Município de Mealhada mostrou total disponibilidade para assumir a obra, competindo-lhe o lançamento do concurso da empreitada e a sua gestão, execução e fiscalização da obra. A obra será comparticipada pela Infraestruturas de Portugal até ao montante máximo de trezentos mil euros. Ao privado compete a execução do projeto e estudo de segurança.
“O projeto de execução da rotunda visa oferecer melhores condições de segurança rodoviária, garantindo assim a circulação dos veículos em condições de comodidade e segurança através da colocação de um separador central, da construção de uma rotunda ao km 27 e da execução de um acesso a dois empreendimentos turísticos existentes, pertencentes ao Promotor Portagem Bairrada Center Hotelaria”, explicita o acordo.
“A construção de uma rotunda na EN234, entre o km 26,356 e o km 27,110, constitui um projeto cuja concretização é almejada por todos, eleitos e população, há longos anos, tendo em vista a melhoria das condições de acessibilidade, circulação e segurança no local”, lê-se num comunicado da Autarquia da Mealhada.
Recordamos que, com o apoio da Junta de Freguesia de Casal Comba, foi remetido um abaixo-assinado a IP, onde a população manifestava preocupação perante aquele cruzamento, pedindo a construção da rotunda.