Ultimam-se os últimos preparativos na Quinta do Murtal, na cidade da Mealhada, para o 231 Fest, o Festival de Juventude, que se realiza nas noites de hoje e amanhã e que conta já com cerca de três milhares de bilhetes vendidos para os dois dias, oriundos de quase todos os distritos de país, assim como das ilhas também. Na zona dos espetáculos a Tenda gigante assegura que, caso a chuva se faça sentir, as pessoas possam estar abrigadas. A edição deste ano, possibilita a aquisição de um copo, por um euro, podendo ser trocado durante a noite e, à sua entrega, no final, o valor seja devolvido. O evento conta com um orçamento de cerca de 75 mil euros.

O cartaz há muito que foi divulgado e conta com artistas nacionais, mas também do concelho da Mealhada e limítrofes. Assim, hoje, sexta-feira, dia 3 de maio, as portas abrem às 20h00, com Andy Scotch a fazer as honras de abertura, pelas 22h00, seguindo-se a «disc-jockey» Shannon Booth, o músico Bispo, a DJ Sara Santini e os dj’s Braulio & DJ João Maçãs e Luís Ferro e a encerrar a primeira noite. Amanhã, sábado, a noite começa com Vaskiiito / BULY35 / Shad, seguindo-se o DJ Rupture (Zumba Yeniffer Campos e Elite Crew DWH), o músico Van Zee, The MAZ3R Effect, terminando a festa com os dj’s mealhadenses Gonçalo Vaz & Miguel Malaguerra.

«Estamos no centro de operações, na fase final de montagem de uma série de equipamentos e muito expectantes relativamente a este festival. A chuva, caso ocorra, não será desculpa porque temos uma tenda gigante no recinto para que a festa prossiga com normalidade», declarou, ao início da tarde de ontem, Hugo Silva, vereador na Câmara da Mealhada com o pelouro da Juventude, acrescentando que o número de venda de bilhetes antecipada, através da ticketline – cinco euros um dia ou sete para os dois -, aproxima-se, até ontem, das edições anteriores, com 1.100 na primeira noite e 1.500 na segunda. «Só há quatro distritos em que ainda não vendemos bilhetes – Castelo Branco, Portalegre, Viana do Castelo e Évora -, em todos os outros vendemos, inclusivamente, nas regiões autónomas, o que muito nos surpreendeu», congratulou.

Apesar disso, a organização está ciente de que o grosso da procura seja nas bilheteiras no dia dos espetáculos. «Os jovens e as famílias serão muito bem acolhidos no evento. O essencial é os pais perceberem que aqui, os filhos estão em segurança, num sítio bom como é este da Quinta do Murtal», enfatiza o autarca, que sublinha que o certame está assegurado pelas forças GNR, Bombeiros Voluntários e Cruz Vermelha.

Não haverá plástico no recinto e, por isso, os copos serão novamente reutilizáveis. «A aquisição de um copo por um euro permite, este ano, que o mesmo vá sendo trocado ao longo da noite e que, no final, possa ser devolvido e o participante ressarcido também do valor», explicou ainda Hugo Silva.

Outra premissa deste festival é que, desde o início – inclusive na escolha do cartaz -, estão envolvidos os jovens voluntários do 231. «Temos mais de 35 voluntários que nos ajudaram com a programação e na melhoria do evento. Para além disso, em 2024, teremos uma iluminação especifica feita por alunos da EPVL e alguns jovens a fazerem experiências sociais com brincadeiras divertidas», acrescentou ainda o vereador.

À semelhança dos anos transatos haverá transporte gratuito, em autocarro, a partir de diversos locais do concelho, estando os horários disponíveis na página do Instagram do «231 Fest» ou do Município da Mealhada no Facebook.

 

Mónica Sofia Lopes