Em reunião com os viticultores da Região Demarcada da Bairrada reuniram-se, recentemente, nas Caves Solar São Domingos, em Ferreiros, no concelho de Anadia, para um evento especial dedicado à apresentação dos investimentos efetuados na capacidade de vinificação, análise da campanha anterior, a preparação da próxima campanha e à discussão da sustentabilidade no setor vitivinícola. O evento, organizado pelas Caves Solar São Domingos, contou com a participação de especialistas, representantes da Apibairrada e produtores locais.

As Caves Solar São Domingos comunicaram o seu processo de investimento em curso que vai duplicar a capacidade de vinificação, já para a campanha 2024/2025, necessitando para esse efeito de reforçar a compra de uvas para o correspondente a cem hectares de produção.

Foi feito o balanço do ano transato quanto a quantidades de produção e análise dos níveis de produção por casta e entregues os prémios relativos à campanha para os fornecedores que se destacaram nas melhores práticas produtivas. “Ao trabalharmos juntos, podemos compartilhar conhecimentos, experiências e melhores práticas para melhorar a qualidade de vida em geral da população da Bairrada contribuindo dessa forma para a fixação da população na região”, foi dito no decorrer dos trabalhos.

Os participantes concordaram que a sustentabilidade é fundamental para o futuro do setor vitivinícola da região e comprometeram-se a continuar o trabalho colaborativo para encontrar soluções inovadoras e sustentáveis para a produção de vinho.

O evento foi encerrado com um convívio que fortaleceu o networking entre os participantes e onde se debateu ainda sobre os desafios e oportunidades para a implementação de práticas sustentáveis na Bairrada.

 

Mais de oito décadas na produção e vinhos e espumantes

As Caves Solar São Domingos são uma empresa produtora de vinhos e espumantes da região da Bairrada que trabalha no setor há mais de oito décadas e prima pela intervenção na comunidade. A exemplo e neste âmbito, no ano transato, a empresa realizou um concurso de fotografias alusivo aos 85 anos das Caves. Com três temáticas alusivas às Caves, vinhas e produtos São Domingos, o concurso teve como primeira premiada a fotografia de Daniela Claro Freitas, de Ereira; cabendo o segundo e terceiro prémios, respetivamente, a Carlos José Oliveira, da Mealhada, e Marta Borges, de Macedo de Cavaleiros. Atendendo à elevada qualidade dos trabalhos apresentados, foram ainda entregues Menções Honrosas a Inês Dias, Ricardo Abrantes e Vítor Amendoeira.

Ao primeiro classificado coube o prémio de mil euros, ao segundo quinhentos euros e terceiro prémio o valor de trezentos euros.