O concerto de música jazz com Paulo Silva Trio, que decorre esta sexta-feira, dia 15 de março, a partir das 21h30, no Cineteatro Messias, marca o início de uma colaboração entre Município da Mealhada e o JACC – Jazz ao Centro Clube. Ao abrigo desta colaboração, o Jazz ao Centro Clube “irá desenhar um programa que engloba concertos, ações didáticas, oficinas e processos de cocriação que visam interpelar distintos públicos no concelho da Mealhada”.

Segundo José Miguel Pereira, presidente de direção do Jazz ao Centro Clube, “esta colaboração faz parte de um importante eixo de desenvolvimento do programa artístico do JACC, que atualmente conta com o suporte financeiro da Direção-Geral das Artes, ao abrigo da sua linha de Apoio Sustentado. Nesse eixo, as noções de território, comunidade e proximidade são elementos fundamentais, pelo que esta parceria visa o

desenvolvimento das práticas artísticas que vai além dos concertos, devendo chegar ao público escolar e às coletividades do concelho da Mealhada”.

Por sua vez, Filomena Pinheiro, vice-presidente do Município da Mealhada, refere que “a parceria com o JACC se integra na estratégia de promoção e valorização da música no ensino e formação das crianças e jovens do concelho, na diversificação da oferta cultural e no estímulo e capacitação das coletividades artísticas locais”.

“A aposta no jazz vai mais além do que a apresentação de mais um género musical, porque, pelas suas características e complexidade, contribui para o desenvolvimento das mais variadas competências, das musicais às estéticas, das sociais às humanas. Neste sentido, o JACC é a melhor estrutura para nos ajudar nesta ambição de formar e capacitar novos públicos”, sublinha a autarca.

Quem é Paulo Silva Trio? Nascido numa das mais relevantes “sementeiras” do jazz nacional – a Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra-, o trio liderado pelo baterista Paulo Silva interpreta um conjunto de temas capazes de aproximar conhecedores e menos conhecedores do jazz, abrindo portas para o usufruto deste género musical.

Para além do concerto do trio – encabeçado pelo baterista Paulo Silva, com Rodrigo Paredes no vibrafone e João Cação no contrabaixo -, encontra-se já agendado um concerto com o Vértice Trio (Miguel Calhaz, Mauro Ribeiro e Alexandre Coelho), previsto para o dia 12 de abril, no Cineteatro Messias.

 

Integração na Rede de Teatros “é oportunidade para fazer crescer agentes culturais”

Recordamos que o Cineteatro Messias passou a estar integrado na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), uma classificação que permitirá aceder a candidaturas para a programação, bem como “crescer e fazer crescer os agentes culturais do concelho”, revelou Filomena Pinheiro, vice-presidente e vereadora da Cultura da Mealhada, na última reunião do executivo municipal.

O Cineteatro Messias passa assim a ser um dos 96 equipamentos que integra a RTCP e, com esta classificação, “que é o reconhecimento oficial da sua qualidade técnica”, o Cineteatro Messias, “reúne condições para apresentar candidaturas ao programa de apoio à programação e a um conjunto ações de valorização de recursos humanos”, destacou Filomena Pinheiro, acrescentando que passar a estar “no circuito de produções e projetos de artes performativas e num processo de cooperação e colaboração, intercâmbios e novas aprendizagens a nível nacional. É um desafio à capacidade diálogo e trabalho em rede e uma oportunidade para crescer e fazer crescer os agentes culturais do concelho”.

O espaço terá a possibilidade de se candidatar ao próximo concurso de apoio à programação da Direção-Geral das Artes, cuja abertura se prevê para 2025.

 

Imagens com Direitos Reservados