«No fundo, estamos aqui para dizer bem daquilo que é nosso». As palavras são de António Selas, em representação das «4 Maravilhas da Mesa da Mealhada», que, na noite da passada quarta-feira, se reuniram num primeiro encontro gastronómico, iniciativa que passará por todos os restaurantes aderentes da marca. Presente esteve Jorge Sampaio, da Turismo Centro de Portugal, que desafiou o Município da Mealhada a extrapolar as «4 Maravilhas» para fora do concelho e assim abranger a região.

«Fico contente com a aderência à iniciativa e à associação na promoção das nossas “4 Maravilhas”. No fundo estamos aqui para dizer bem daquilo que é nosso», começou por dizer António Selas, um dos primeiros aderentes à Associação «4 Maravilhas da Mesa da Mealhada – Água, Pão, Vinho e Leitão» e empresário no setor do vinho, enaltecendo o papel «dos restaurantes, onde os nossos produtos têm uma força maior».

«A água de Luso, o pão da Mealhada e os vinhos da Bairrada e Beira Atlântico são certificados e de qualidade, mas obviamente precisam de ser divulgados», continuou o empresário, garantindo que «se chegarmos a um restaurante e tivermos uma carta com três vinhos da Bairrada e quinze do Alentejo, é porque alguma coisa está mal».

António Selas congratulou ainda o Município, pois, na sua opinião, «sempre promoveu esta união de rumarmos no mesmo sentido». «Sejamos todos amigos para que continuemos estes jantares e que estes possam ser abertos ao público», referiu ainda.

Palavras corroboradas por Jorge Sampaio, da Turismo Centro de Portugal, que também parabenizou a Autarquia da Mealhada «por esta ação com tantos anos, um projeto que tem tudo para o sucesso». «Estamos na Bairrada, um território de excelência, mas sabemos que isso não chega e que temos de ter produtos que marquem a diferença. Estes quatro fazem a nossa região e são diferenciadores», continuou, enaltecendo a «rede» da marca: «Temos de trabalhar em rede e manter os agentes motivados, porque é isso o mais difícil».

Sobre o projeto das «4 Maravilhas», Jorge Sampaio defendeu que «tem tudo para ser as “4 Maravilhas da região da Bairrada e do Centro”. Espero que, em breve, consigamos extrapolar o concelho da Mealhada e ir para a região».

António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, explicou que este primeiro encontro surgiu de «um desafio dos aderentes da marca, nas reuniões que vamos tendo, estando assim dado o pontapé de saída para vários jantares temáticos». «Estamos aqui para mostrar os nossos quatro produtos, mas também o que cada um faz no seu dia-a-dia», disse o edil, concluindo sentir «orgulho nesta união e neste “bem receber” que temos na Bairrada».

Mariana Leonardo, da Burguezia do Leitão, entidade que aderiu à Associação «4 Maravilhas» em 2021, confirma que os aderentes da marca pretendem com os encontros «mostrar as suas iguarias e produtos através dos agentes económicos locais». «Em sorteio, calhou-nos ser o primeiro restaurante, mas a ideia é podermos repetir de seis em seis semanas percorrendo os restantes», continuou a empresária, explicando que «os espaços escolhidos» neste empreendimento turístico não foram ao acaso: «Abrimos este encontro no Lounge, onde temos a nossa “wine shop”, passamos pela nossa sala de eventos corporativos e jantamos no restaurante, onde recebemos todos os nossos clientes». «Esta primeira iniciativa correu muito bem e a adesão foi considerável», enfatizou, destacando o prato servido – chanfana de marinhoa – que faz parte da recém carta gastronómica elaborada.

 

Marca foi criada em 2007

A marca «Água | Pão | Vinho | Leitão – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada» foi criada pela Câmara Municipal, em 2007, com o intuito de valorizar e promover os quatro ícones gastronómicos de referência do concelho, pretendendo assim garantir ao consumidor a autenticidade, tradição e qualidade dos produtos. Segundo a Autarquia, «ao deparar-se com estas insígnias, o consumidor tem a garantia que encontrará à sua mesa uma boa água, um bom vinho, o pão mais genuíno e o melhor leitão do país».

Atualmente são 29 os agentes envolvidos na marca: Churrasqueira Rocha, Restaurante Licínio, Restaurante “O Castiço”, Restaurante Típico da Bairrada, Sociedade Hoteleira Pedro dos Leitões, Meta dos Leitões, Burguezia do Leitão, Paulo Rama Eventos, Restaurante Couceiro dos Leitões, Nelson FT Simões dos Leitões, Restaurante Manuel Júlio, InterMealhada, Sociedade Central de Cervejas & Bebidas, Escola Profissional Vasconcellos Lebre, Padaria e Pastelaria Regional a Madrugadora, Padaria Manaia, Padaria Nossa Senhora das Candeias, António Assunção Coelho Selas, Jorge Manuel Ferreira Rama, J. Rama, Manuel Ferreira da Silva “Vinhais do Sabarrô”, Adega Casa de Sarmento, Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias, SA, António José Carvalho “Da Mina”, Alberto Da Cruz Branco – “Pedra Lascada”, Leitão 100% Bairrada, Taberna Belo, Restaurante Grande Hotel de Luso e TÁS CA LARICA.

 

Mónica Sofia Lopes