Retificação da notícia às 16h38 de 7 de março de 2024
A exposição «Os sinais da Páscoa: Crucifixos e outras peças alusivas à época», que está inserida na programação da Semana Santa da Mata Nacional do Bussaco, será inaugurada no próximo sábado, dia 9 de março, pelas 15h30, no Convento de Santa Cruz. A mostra conta com a colaboração das Juntas de Freguesia dos concelhos da Mealhada, Mortágua e Penacova, da Unidade Pastoral da Mealhada e do Museu da Consolata de Fátima e dá início à programação da Páscoa no Bussaco, mas também em Luso.
«Os sinais da Páscoa: Crucifixos e outras peças alusivas à época» tem cerca de duas centenas de peças, algumas com cerca de trezentos anos de existência, e, como habitualmente, nas épocas de Natal e da Páscoa, a Fundação Mata do Bussaco «chamou» a comunidade a participar. Agora, estará disponível ao público que visitar a Mata e o Convento, até ao próximo dia 9 de maio.
Recordamos que o Convento de Santa Cruz remonta ao ano de 1628, quando, segundo dados da Fundação Mata do Bussaco, «o bispo de Coimbra, D. João Manuel, doa aos Carmelitas Descalços a Mata do Bussaco para a construção do Convento e retiro dos religiosos da Ordem». Ali, prevalecem até aos dias de hoje, «a igreja, os claustros, pátios, a torre sineira, uma cela e um espólio de arte sacra e azulejos para serem visitados por todos os que queiram testemunhar a beleza deste Convento», enfatiza a entidade responsável pela gestão da Mata do Bussaco.
A iniciativa está inserida num lote de outras atividades que decorrerão no Bussaco, nas próximas semanas. A 17 de março, pelas 15h00, haverá missa seguida de via-sacra dos Lázaros; a 30, no mesmo horário, os grupos cénicos do concelho da Mealhada levarão a cabo uma via-sacra encenada. A 3 de abril, durante todo o dia, haverá oficinas destinadas ao público infantil e respetivas famílias.
Neste período da Páscoa haverá também diversas iniciativas religiosas na vila de Luso, nomeadamente, procissão e missa dos Ramos, na Fonte de São João em Luso a 24 de março, pelas 11h00; no dia 28, pelas 19h00, na Igreja de Luso, decorrerá «Missa do Lava-Pés» e, pelas 22h00, o Coral de Trezói com «Omnis Gloria Nostra in Cruce». No dia seguinte, 29 de março, pelas 21h00, a Igreja de Luso celebra a «Morte do Senhor», seguindo-se uma procissão solene do Encontro. A 30 de março, na Alameda do Casino de Luso, a Associação Filarmónica desta vila realiza um Concerto da Páscoa.
A Mata do Bussaco, classificada como Monumento Nacional, reuniu também características naturais e únicas que permitiram a sua certificação como Floresta Terapêutica, uma certificação atribuída pelo Gabinete Internacional de Certificação de Florestas Terapêuticas com procedimento desenvolvido pela Agência Destinature, da qual o Bussaco faz parte integrante.
Também recentemente foi apresentada a marca «Mondego – Bussaco» – levada a cabo pelos Municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova – que enfatiza a visitação à Mata Nacional do Bussaco, ao Palace, ao Convento e Via Sacra e Passos.
Texto de Mónica Sofia Lopes
Fotografias Fundação Mata do Bussaco