No âmbito da temática, está patente, no Bar do Cineteatro Messias, até amanhã, dia 26 de fevereiro, a exposição de fotografia «Também acontece aqui», da autoria de Hugo Pinheiro, criada no âmbito do projeto «Mercadoria Humana 4 – Projeto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos» que a associação Saúde em Português promoveu de 2019 a 2022. Constituída por sete grandes painéis, exibe várias formas de exploração, nomeadamente, laboral, na agricultura, na construção civil, no futebol e na pastorícia; assim como a exploração sexual, a mendicidade forçada e a servidão doméstica.
Este é um projeto de sensibilização, da Instituição Particular de Solidariedade Social «Saúde em Português», vencedor do 1.º Prémio Europeu de Prevenção de Criminalidade 2023, atribuído pela Rede Europeia de Prevenção da Criminalidade.
«(…) Um dia fui abordado por um empresário que me prometeu vaga num clube da segunda divisão portuguesa, onde teria todas as condições de treino para desenvolver o meu futebol. (…) A minha mãe vendeu o carro para que eu pudesse realizar o meu sonho na Europa. (…) Não tenho contrato, nem condições para treinar e hoje ainda não comi nada», descreve um jovem de 17 anos, natural de São Paulo, no Brasil, um dos testemunhos da exposição, onde se «encontra» também um angolano de 34 anos vítima de exploração laboral no setor da construção civil. «(…) Quando cheguei a Portugal, entreguei os meus documentos (…) Eu e mais sete homens, de diferentes nacionalidades, fomos alojados num contentor (…) Trabalho cerca de 16 horas por dia, sem dias de descanso, a comida é pouca e de fraca qualidade, não tenho acesso a uma casa de banho e durmo num colchão velho (…)», pode ler-se.
O encerramento da exposição acontece esta segunda-feira, dia 26 de fevereiro, pelas 14h30.
Mónica Sofia Lopes