Anadia vai ter um «Bairro Comercial Digital», cujo o objetivo é o de «valorizar o comércio local e serviços, potenciando a tradição e a autenticidade aliando-as às novas oportunidades que a tecnologia e a digitalização proporcionam». A candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência, aprovada em consórcio com a Associação Comercial e Industrial da Bairrada, tem um investimento de 835.001,28 euros (financiado a 100%) e um prazo até setembro de 2025 para que o projeto possa ser executado. Para além disto, as duas entidades (Câmara e ACIB) ainda foram mais longe e ao «Bairro Digital» acrescentam inúmeras ações de formação e um programa camarário de apoio ao empreendedorismo, assim como a criação de um Gabinete de Apoio ao Empresário.

Grande parte da zona central da cidade de Anadia – mais de duzentos estabelecimentos – está englobada no «Anadia Digit@ll», cujo os principais pilares assentam em diversas ações, que os comerciantes usufruirão de forma direta e gratuita, nomeadamente, reforço da rede wifi; bancos digitais (que permite carregamentos através de painéis solares), paragem de transportes públicos inteligentes; mupies; cacifos inteligentes (onde os comerciantes podem colocar os artigos vendidos a  serem levantados pelos clientes 24 horas por dia através de um código para a abertura do cacifo); iluminação pública inteligente; estacionamento inteligente (smartparking); soluções smart counter (para máxima informação da mobilidade no Bairro); estratégias de comunicação e marketing; ferramenta de marketing digital (envio de sms); feiras digitais; identidade visual coletiva do Bairro; marketplace para integrar os agentes económicos do Bairro e os seus produtos e serviços («um género de uma pequena “Amazon” em Anadia»); e uma APP para o comércio local.

O caso do Marketplace, acrescido de uma APP, irá «permitir que todas as empresas do Bairro tenham um espaço virtual onde podem promover a sua marca, promover os seus produtos e/ou serviços e campanhas e efetuar vendas online (comércio) ou marcação de serviços/agendas /serviços)». «Todos juntos vamos criar uma boa marca e juntar os comércios num site com boa dinâmica, boas fotos e dinamizá-lo bem», enfatizou Cristina Azevedo, gestora do Bairro, que garante serem óbvias as vantagens de integrar o projeto, cujas ações são totalmente gratuitas: «Aumentar a nossa visibilidade e gerar novas oportunidades de venda».

Já sobre as ações complementares (não financiadas, mas que reforçam os objetivos definidos), Cristina Azevedo explicou que foi criado o Gabinete de Apoio ao Comércio Local e Transição Digital, instalado no edifício da Loja do Cidadão de Anadia e com o mesmo horário, e que «o cartão “Sentir Anadia” fará parte da estratégia do Marketplace, assim como a formalização de parcerias com escolas de ensino superior e profissionais para planos de formação».

Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara de Anadia, começou por referir o trabalho que está a ser feito em parceria com a ACIB e com apoio dos presidentes das Juntas de Freguesia do concelho «para conhecimento do tecido empresarial». «Mais um mês e vamos terminar este levantamento. Precisávamos muito disto para saber que ações promover e sermos ainda mais assertivos», continuou o autarca, recordando a aprovação do executivo relativamente ao «Programa de Apoio ao Empreendedorismo». «A Câmara tem um milhão de euros delineados para 2024 e 2025 e o que pretendemos é criar uma nova geração de comércio local», enfatizou.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, considerou que se encontram «reunidas todas as condições para podermos fazer muito mais e melhor, em prol do comércio local e dos operadores económicos do concelho». «O que se pretende com esta nova ferramenta é valorizar e potenciar o comércio local, e acima de tudo que os agentes económicos fiquem mais capacitados e possam atrair mais consumidores», adiantou ainda a edil.

A autarca referiu que uma das pretensões da edilidade «é que estas medidas se possam alargar a todo o território do concelho, por forma a que o comércio local possa crescer e o Município tenha uma outra dinâmica comercial».

Em paralelo com esta iniciativa, a ACIB implementa também o projeto «Aceleradora Digital» que pretende acompanhar e apoiar o crescimento de empresas do comércio e serviços através da transformação digital das empresas.

 

Primeira ação de formação em marketing digital começa hoje

A primeira ação de formação, no âmbito do projeto «Formação + Próxima», subordinada à temática «Marketing Digital: Como Promover o Seu Negócio Online», realiza-se nos dias 19, 20, 26 e 27 de fevereiro, no Edifício Serviços de Proximidade (Loja do Cidadão), na Praça da Juventude, em Anadia. A iniciativa decorre do protocolo celebrado entre o Município de Anadia e o Turismo de Portugal e é dirigida aos agentes do setor do turismo, comércio, serviços e outros interessados em aprofundar os seus conhecimentos nesta área.

A ação, gratuita, é realizada em parceria com a ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Os interessados em participar devem efetuar as respetivas inscrições em: https://abrir.link/OxGjA.

Redes sociais, criação e edição de páginas web em sistemas simplificados, ferramentas google, ferramentas de criação e edição de conteúdos para a comunicação, bases de dados, nova legislação e email/SMS marketing, são alguns dos conteúdos que irão ser abordados.

Para obter mais informações os interessados podem contactar o correio eletrónico anadiadigital.m.anadia@gmail.com ou o número de telemóvel 964 548 100.

Para o mês de março estão previstas mais duas ações. A primeira será subordinada à temática: “Redes Sociais: conteúdos, métricas e reporting”, a ter lugar nos dias 12 e 13 de março, com a duração de seis horas. A segunda, “Animação do Ponto de Venda: como criar ambientes perfeitos?”, vai decorrer nos dias 18, 20 e 25 março, com a duração de nove horas.

 

Mónica Sofia Lopes