No dia 10 de fevereiro, a Feira da Mealhada, na Póvoa da Mealhada, abriu portas pela última vez, encerrando assim um ciclo de 115 anos. Este espaço foi gerido e dinamizado pela Santa Casa da Misericórdia da Mealhada desde 1908, acolhendo feirantes e servindo a população de toda a região da Bairrada.

No último dia da Feira, o provedor da Misericórdia da Mealhada, João Peres, esteve presente e agradeceu pessoalmente a cada um dos feirantes e clientes que se deslocaram pela última vez a este espaço. “Desde 1908, o Mercado da Mealhada foi um ponto vital na vida da comunidade local, promovendo o comércio regional e servindo como um ponto de encontro para os residentes. Ao longo de 115 anos, a Misericórdia foi a guardiã deste espaço, acolhendo feirantes de toda a região e fornecendo serviços essenciais aos mealhadenses e bairradinos”, lê-se num comunicado de imprensa da instituição, que acrescenta que “é com profunda gratidão que a Santa Casa reconhece o papel fundamental desempenhado por todos aqueles que mantiveram viva esta tradição tão significativa”.

Agora a Santa Casa da Misericórdia da Mealhada olha para o futuro, no espaço, que durante tantos anos abrigou o Mercado, será criado um moderno complexo social, projetado para atender às necessidades crescentes da comunidade.

“O novo complexo abrigará uma residência para 120 idosos, oferecendo conforto e cuidados de alta qualidade. Além disso, contará com instalações ampliadas para o centro de dia, garantindo que os serviços de apoio estejam acessíveis a todos que deles necessitem. A nova cozinha e lavandaria servirão todas as valências da Misericórdia espalhadas pela cidade”, lê-se na mesma comunicação, que acrescenta que “esta transição marca um novo começo, mas também celebra a continuidade do compromisso da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada em servir e cuidar da comunidade. Juntos, olhamos para o futuro com esperança e determinação, prontos para construir um amanhã melhor para todos”.