O executivo camarário da Mealhada, na reunião pública que se realizou na manhã desta segunda-feira, 12 de fevereiro, congratulou as entidades que envolvem o Carnaval da Mealhada, pelos eventos que têm vindo a acontecer desde o fim-de-semana passado. António Jorge Franco, presidente da Autarquia, apelou mesmo a que o público venha assistir aos desfiles desta noite e de amanhã à tarde.
«Palavra de apreço à Associação do Carnaval da Bairrada e às associações do concelho pelo brilhante Carnaval da Criança», começou por dizer o vereador socialista José Calhoa, no período antes da ordem do dia. Palavras corroboradas por António Jorge Franco que parabenizou «todos os envolvidos, num dia extraordinário». «Parece que estamos mesmo a trabalhar com profissionais em todo este corso», destacou ainda o edil, recordando que também «o “Carnaval Trapalhão” foi extraordinário e diferente, para melhor».
Sónia Leite, vereadora eleita pelo Partido Socialista, lamentou que «o Carnaval não tenha conseguido sair à rua, na tarde deste domingo (11 de fevereiro)». «Esperemos que sai hoje e amanhã, deixando estas nossas palavras de incentivo», referiu.
António Jorge Franco acrescentou que o ensaio técnico de sábado, 10 de fevereiro, «correu muito bem». «Fica o convite para todos virem esta noite e amanhã à tarde, pois acredito que serão grandes desfiles», apelou, garantindo que «têm sido dias de folia, alegria e muita animação, apesar do corso não ter saído». «Virem ver os desfiles e estarmos presentes é a melhor prenda que podemos dar ao trabalho das escolas e de todos os grupos que dignificam tanto a nossa Mealhada», enfatizou o edil.
«Força e solidariedade para com todas as escolas e ACB. Trabalhar tantos meses e depois não conseguir sair com o corso, é sempre constrangedor. Vamos acreditar que hoje e amanhã sairemos à rua», reforçou Filomena Pinheiro, vice-presidente da Autarquia da Mealhada, parabenizando também «a excelência do Carnaval Trapalhão, onde a ACB acrescentou valor ao nosso Carnaval». «É sempre muito estimulante ver o povo sair à rua e divertir-se», disse, agradecendo «a todos os que se envolveram no Carnaval da Criança que começa a trazer desafios acrescidos pela sua dimensão».
«Vamos acreditar que o Carnaval vai sair à rua e dar-nos festa», corroborou o vereador Hugo Silva.
O evento «Reviver o Entrudo», destinado aos utentes seniores das Instituições Particulares de Solidariedade Social, não ficou de fora, com José Calhoa a questionar «o corte no lanche deste ano, que costumava ser promovido pelo Município». «As IPSS acabaram por levar uns pequenos géneros alimentares e fazerem um lanche partilhado», disse. Declaração que levou o presidente da Câmara da Mealhada a explicar que «o lanche partilhado foi uma decisão das próprias IPSS, que correu muito bem».
Na sessão, o executivo aprovou por unanimidade, a ratificação dos pedidos de isenção de taxas da pista de carrinhos de choque, da licença especial de ruído e da instalação da tenda de animação noturna, pontos relacionados com a organização do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada de 2024.
Mónica Sofia Lopes