«As condições atmosféricas adversas» cancelaram o desfile do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada previsto para a tarde de ontem, domingo, 11 de fevereiro. A decisão, apelidada pela Associação do Carnaval da Bairrada de «dolorosa», foi tomada por esta entidade em conjunto com as quatro escolas de samba desfilantes no Carnaval da Mealhada, bem como pela Câmara Municipal. A organização espera agora levar a cabo o desfile noturno desta segunda-feira e o da tarde de terça-feira, dias 12 e 13 de fevereiro.

A Mealhada tem mantido a tradição e ser a escolha de muitos foliões, nos dois últimos fins de semana, no que toca a programação noturna, com o centro da cidade repleta de pessoas e em animação permanente. Na tarde do passado sábado, o último ensaio técnico feito nas ruas do corso, a chuva já tinha testado os desfilantes e mostrado a sua presença. Ontem, a organização aguentou até ao último minuto, mas pouco depois das 12h00, junto com as escolas e o Município, decidiu cancelar o evento. «Durante a manhã houve momentos em que não chovia, outros assim assim, mas ali a partir das 11h00 a chuva foi constante, as ruas, apesar de cedo, não tinham movimento e optámos por não realizar», disse, ao nosso jornal, Alexandre Oliveira, presidente da direção da ACB, que conta que o evento possa sair à rua na noite desta segunda-feira.

«As previsões apontam para que possamos levar a cabo o desfile noturno com as quatro escolas de samba e o grupo Dance With Heart, que elaboraram também um carro ajustado ao seu tema», disse ainda o dirigente, garantindo que este corso «terá o triplo da iluminação que teve no ano transato». «Teremos iluminação noturna a sério, o desfile prolonga-se pela Avenida 25 de Abril e o publico contará com uma ou duas surpresas», explicou o presidente da direção da ACB, avançando também que o concurso de escolas de samba – Troféu Joham d’Oliveira –, avaliação que acontece sempre no desfile de domingo, passará para o próximo corso, «numa decisão das quatro escolas e ACB», o que poderá então acontecer na noite desta segunda-feira.

A entrada no corso desta segunda-feira, previsto começar às 21h30, tem um custo de seis euros e o desfile das escolas segue a seguinte ordem: Amigos da Tijuca, Sócios da Mangueira, Batuque e Real Imperatriz. Já para o desfile de amanhã, terça-feira, a ter início pelas 15h00, o custo é de sete euros por entrada e a ordem das escolas é Real Imperatriz, Sócios da Mangueira, Batuque e Amigos da Tijuca. Para quem quiser usufruir das bancadas, instaladas junto ao Tribunal e na Avenida 25 de Abril, o valor acresce em três euros.

Os visitantes poderão também fazer a avaliação através do Voto Popular nos corsos que se realizarem. «É dado um voto à entrada, na compra do bilhete, e, a partir do momento, em que a última escola termina o seu desfile, o público tem duas horas para colocar o seu voto numa tômbola que estará instalada no Jardim Municipal», explicou, ao nosso jornal, o dirigente, num trabalho feito sobre os preparativos do evento.

Recordamos que a escola Amigos da Tijuca levará como enredo «Acorda Ti’juca! Há samba na feira», o Batuque a «Igualdade. Todos diferentes, todos iguais», os Sócios da Mangueira «Do latão ao Pavilhão. Memórias da Sociedade Mangueirense» e a Real Imperatriz «Abril. O canto da Liberdade».

O ator brasileiro Thiago Rodrigues e a miss portuguesa Yeniffer Campos são os reis do evento.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia de José Alves