Tal como no ano passado, a divulgação dos resultados do Concurso de Escolas de Samba do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada está prevista acontecer no fim-de-semana seguinte ao do evento. O local inicialmente acordado entre a Associação do Carnaval da Bairrada e as quatro escolas de samba – Amigos da Tijuca, Batuque, Real Imperatriz e Sócios da Mangueira – seria a repetição do evento no Cineteatro Messias, um espaço que, posteriormente, a «Mangueira», atualmente com sede provisória no Pavilhão da Antes, viria a manifestar-se contra, frisando-o hoje, publicamente, com um comunicado enviado às redações locais, onde defendem que a limitação de oitenta convites por escola «impõe uma seleção que não reflete os valores de união e inclusão que tanto prezamos».

«Continuamos a acreditar que valores como a inclusão e a igualdade de direitos para todos os Sócios são fundamentais no espírito do nosso Carnaval, muito mais importantes do que o Glamour que o evento deste género representa. A limitação de 80 convites por escola impõe uma seleção que não reflete os valores de união e inclusão que tanto prezamos», manifesta-se, em comunicado, a comissão de gestão dos Sócios da Mangueira, reafirmando a decisão “de não marcar presença completa no evento programado no Cineteatro”, tal como em 2023, em que a escola se fez representar por um numero mínimo de elementos.

“No entanto, reconhecendo a importância da celebração conjunta e da transparência dos resultados, estamos em negociações para uma nova via de realização do evento com as outras escolas de samba”, lê-se na mesma comunicação, feita esta tarde, horas antes da realização de uma reunião entre a ACB e as quatro escolas de samba, onde ao que o «Bairrada Informação» conseguiu apurar, a escola Sócios da Mangueira irá sugerir um outro local.

Contactada pelo nosso jornal, Andreia Rosa, presidente da direção do Batuque, confirma a realização de uma reunião, para esta noite, avançando, contudo, que a proposta do Cineteatro foi apresentada no passado mês de dezembro com a anuência das escolas e ACB. «No início do ano, uma escola propôs que fosse em outro local para que mais pessoas pudessem estar presentes», referiu a dirigente.

Dos Amigos da Tijuca, Patrícia Pinto, presidente da direção, disse que a posição da escola sempre foi aquela «que acarretasse menos despesas possíveis, sendo a opção do Cineteatro a mais económica, uma vez que não se tem que alugar Tenda ou qualquer outro local em que tenhamos que colocar som, videoleds, etc.». A dirigente acrescenta que o argumento «pelo facto de o número de bilhetes ser limitado é valido», mas que, no seu ponto de vista, «não há solução melhor».

O dia previsto para a apresentação dos resultados do concurso de escolas de samba – avaliadas no Domingo de Carnaval, dia 11 – é sábado, 17 de fevereiro, no Cineteatro Messias. «Este foi o local lançado numa primeira reunião em que os representantes das quatro escolas de samba concordaram, alterando a sua posição uma das escolas, numa reunião posterior», afirmou Alexandre Oliveira, presidente da direção da ACB, confirmando que, na noite desta quarta-feira, haverá reunião entre as escolas e associação.

No evento, de divulgação dos resultados, será também partilhado com o público o resultado do Voto Popular que, em 2024, será possível fazer-se nos dois desfiles diurnos e no noturno. «Após os corsos, as pessoas poderão colocar o seu voto (papel entregue na compra do bilhete), na Tômbola instalada no Jardim Municipal, durante as duas horas seguintes», disse ainda Alexandre Oliveira.

Tentámos obter declaração da escola Real Imperatriz, mas não foi possível.

 

Mónica Sofia Lopes