Aquando da inauguração da exposição «55 anos de alertas contra a extinção e a perda de biodiversidade», de Fernando Correia, o presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco, afirmou que «o concelho precisa muito de ir por este caminho», recordando a ação conjunta entre os Municípios da Mealhada e de Anadia para requalificação do rio Cértima.
«Temos muitas linhas de água do concelho que estão abandonadas. Se não houver tratamento, significa que estamos de costas para elas», referiu o edil, avançando já ter falado com Fernando Correia «para ter alguns destes painéis ao longo do percurso do rio Cértima, que pretendemos tornar um espaço de lazer e de turismo, criando até condições para que alguns privados a possam cultivar».
Recordamos que, em setembro passado, técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente estiveram no terreno, informação dada em assembleia Municipal, onde António Jorge Franco explicou também que se pretende «criar um percurso entre a Pampilhosa e a Curia, onde através de uma limpeza daremos vida ao rio». O edil avançou que a intervenção terá um custo de um milhão e 600 mil euros, valor partilhado pelos concelhos de Anadia e Mealhada.
Na semana passada, na inauguração da exposição, o autarca da Mealhada afirmou também que «o eucalipto tem o seu lugar, mas que não se pode entrar só por esse campo. É importante começarmos e enveredar pelas espécies autóctones».
Texto de Mónica Sofia Lopes
Imagem com Direitos Reservados