Depois do Brasil, onde começou, e do Porto, Leiria e Dubai (duas vezes), o Business Maker, encontro de empresários e empreendedores, realizou a sua sexta edição na Mealhada, onde participaram mais de três dezenas de pessoas vindas de vários pontos do país (Lisboa, Porto, Leiria, Espinho, Gaia, Mealhada, Coimbra e Seixal). Claudia Lopes, Renata Aron, Carina Costa, Atila Maia, Patrícia Caetano e João António Barreto foram muitos dos oradores.

No Brasil, em 2018, Patrícia Caetano fazia parte de encontros com grupos pequenos de empresários. «Nas sessões, presenciei a partilha de histórias incríveis. Histórias reais com problemas e soluções reais, numa tempestade de resoluções a vários níveis: imagem, marketing digital, literacia financeira, etc.», começou por explicar, ao nosso jornal, a mentora do Business Maker, explicando que «o tipo de físico de cada pessoa tem a ver com a sua performance e produtividade no trabalho».

As sessões são descritas como «um networking sistémico e inovador», onde os participantes «transformam os negócios» e as conexões geradas «se eternizam». «Hoje temos aqui uma pessoa que participou na primeira edição, no Rio Janeiro, e trouxe mais seis colegas. É a prova de que isto funciona e as pessoas querem estar e compartilhar os seus negócios», continuou Patrícia Caetano, referindo ser um evento da língua portuguesa, «com participantes cabo-verdianos, brasileiros e portugueses».

A escolha da Mealhada para a realização do evento, num empreendimento turístico na Pedrulha, foi fácil. «Fiquei encantada com a experiência gastronómica, o espaço e a recetividade», congratulou a mentora da iniciativa, estando certa de estarem reunidos os ingredientes «da disposição e parceria para a resolução dos problemas».

«No ultimo evento, em Leiria, em novembro passado, foram gerados cerca de 400 mil euros, com uma das pessoas a vender dois apartamentos, uma designer a triplicar a sua carteira de clientes e um fotógrafo a fazer trabalho para quase todos os participantes», continuou Patrícia Caetano, garantindo que «dentro de dois anos e meio, julgo que será lançado um movimento de imersão, de sete dias, que reunirá 20 mil pessoas».

Mas enquanto isso não acontece o Business Maker segue novamente para o Dubai, Katar, Dublin, regressando ao Brasil.

Presente na sessão de abertura esteve António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, que destacou a região da Bairrada, ao nível gastronómico, com enfoque para a marca «4 Maravilhas da Mesa da Mealhada – Água, Pão, Vinho e Leitão». «Somos obviamente muito conhecidos pelo leitão, porque foi aqui que ele começou, mas também porque grande parte dos restaurantes tem o seu próprio matadouro, o que significa que quando chega à nossa mesa o abate foi feito há pouco tempo», disse, acrescentando que «para além da gastronomia de excelência, temos um grande pulmão – a Mata Nacional do Bussaco – onde existe a única réplica no mundo da Via Sacra de Jerusalém».

«É também aqui que temos a Floresta do Adernal, a maior da Europa e o Palace, premiado como o melhor hotel de cinco estrelas a nível mundial», continuou, referindo ainda: «Não somos o concelho com mais indústria, mas estamos muito bem localizados e temos várias empresas. Obrigada por nos escolherem. Eventos como este são uma mais valia para o nosso concelho».

 

Mónica Sofia Lopes