Está criada a Escola da Bairrada, um polo do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), que funcionará nos municípios da Mealhada e de Anadia, facilitando o acesso ao ensino superior a cursos técnicos superiores profissionais, microcredenciações e pós-graduações.
O protocolo de criação da Escola da Bairrada foi assinado, no dia 21 de novembro, por Jorge Conde, presidente do IPC, Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada, e Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia.
A implementação da Escola da Bairrada tem como objetivos promover a oferta formativa com vista ao desenvolvimento de Formações Superiores não conferentes de Grau como Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Microcredenciações e Pós-Graduações em áreas de especial diferenciação do território da Bairrada, tendo em consideração as áreas de forte impacto no território dos Municípios da Anadia e da Mealhada. Este polo do IPC será criado no âmbito da candidatura aprovada aos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos”.
Cabe ao Politécnico de Coimbra a coordenação e organização logístico-administrativa da Escola da Bairrada, o desenvolvimento da oferta formativa e a dinamização da mesma e da promoção da empregabilidade.
Os dois municípios devem assegurar os espaços físicos para a implementação da Escola da Bairrada, proporcionar/dinamizar condições de transporte entre o local da Escola e as instalações onde se realizarem as formações no município, alocar os recursos humanos necessários ao funcionamento do(s) espaço(s), bem como promover a oferta formativa na região.
Na cerimónia de assinatura do protoloco, Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, sublinhou a importância desta parceria “para valorização da Bairrada, particularmente nos setores-chave da educação, inovação, criatividade e empregabilidade”. Também Maria Teresa Belém, presidente da Câmara Municipal de Anadia, sublinhou “a aposta no território da Bairrada e nas suas potencialidades”.
Já o presidente do IPC referiu tratar-se do “primeiro ato oficial” de um projeto que serve o propósito da instituição, que é “acrescentar valor para as pessoas, as empresas e todos os agentes que estão no território”, referindo que gostaria de inaugurar a escola já no próximo ano letivo.