O Comando Territorial de Aveiro da Guarda Nacional Republicana, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Especificas (NIAVE) de Aveiro, no dia 23 de novembro, deteve um homem de 55 anos, por violência doméstica, no concelho de Anadia.
No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito exercia violência física, verbal e psicológica sobre a vítima, sua companheira de 51 anos. No seguimento das diligências policiais, foi dado cumprimento a um mandado de detenção e dois mandados de busca, uma domiciliária e uma em veículo, que permitiu apreender uma espingarda de ar comprimido; dois bastões de madeira; duas catanas; 266 chumbos; e um dispositivo luminoso de uso exclusivo em veículos de emergência.
O detido foi constituído arguido e foi presente no Tribunal Judicial de Aveiro, para aplicação das respetivas medidas de coação.
No mesmo comunicado, a GNR enfatiza que “a violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva”. E deixa um conjunto de sítios para que seja feita participação: no Portal Queixa Eletrónica, em queixaselectronicas.mai.gov.pt; via telefónica, através do número de telefone: 112; no Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx; na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx; e na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.