Realizou-se, na passada terça-feira, 7 de novembro, no Grande Auditório do Centro de Congressos do Taguspark, em Oeiras, a cerimónia de entrega da Bandeira Verde Eco XXI, um galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que visa premiar as boas práticas dos municípios portugueses na construção do desenvolvimento sustentável, bem como reconhecer o esforço desenvolvido na área da Educação Ambiental. Anadia e Mealhada não foram exceção e arrecadaram o galardão.
“No Município da Mealhada, um dos 59 a merecerem a distinção, um dos aspetos mais valorizados da candidatura foi a Estratégia de Educação Ambiental, que tem a missão de conduzir à implementação de ações direcionadas para a educação ambiental no Município, balizando objetivos, eixos estratégicos e metas, sempre que possível, quantificáveis”, lê-se num comunicado da Autarquia da Mealhada, que acrescenta que “foi também realçado o trabalho dinamizado pelo Centro de Interpretação Ambiental (CIA) no âmbito da estratégia municipal de promoção do desenvolvimento sustentável e da preservação e valorização do concelho”.
No Município da Mealhada foi ainda valorizado o apoio da Autarquia “aos estabelecimentos escolares públicos e privados na implementação do Programa Eco-Escolas, com o objetivo de atingir o resultado de Eco-Agrupamento. Este ano, foram 13 as escolas do concelho da Mealhada contempladas com a bandeira verde Eco-Escolas”.
O Município de Anadia foi também galardoado e destaca que, desde 2015, “tem vindo a apostar em várias políticas ambientais e na promoção de boas práticas, traçando assim um caminho de grande sustentabilidade, o que se tem refletido na pontuação que tem vindo a obter, ao longo destes anos, por parte da ABAAE”.
O vereador com o Pelouro do Ambiente na Autarquia de Anadia, Lino Pintado, considera esta distinção “é um reconhecimento que certifica o trabalho realizado e incentiva o Município a continuar o caminho traçado, de forma equilibrada, em busca de soluções ambientalmente mais sustentáveis, por forma a reduzir a pegada ecológica”. E adianta ainda que o desiderato do Município passa “por mitigar” e “ultrapassar” os grandes desafios que “a atualidade nos coloca, para que o presente e futuro de Anadia seja encarado com mais otimismo e fundada esperança”.
O município anadiense recorda, em nota de imprensa, que, recentemente, “dez estabelecimentos de ensino do concelho de Anadia foram distinguidos com a Bandeira Verde Eco-Escolas 2023, reconhecendo assim o trabalho desenvolvido, no âmbito da sustentabilidade ambiental, o que dignifica o concelho”.
O Programa ECOXXI, recordamos, surgiu há dezoito anos, na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS), procurando trabalhar este conceito com um público alvo muito específico: os decisores e técnicos dos municípios por reconhecer o seu importante papel na implementação da prática da sustentabilidade. À DEDS seguiu-se a agenda 2030 com os seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, cujas as 169 metas são reinterpretadas à escala local dos 21 indicadores que compõem o índice ECOXXI – ferramenta que procura monitorizar as boas práticas de sustentabilidade à escala do território municipal.