O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Santa Catarina, vai promover em Portugal, em parceria com a Câmara de Comércio da Região das Beiras (CCRB), o programa «Sebrae Delas», que reúne ações como visitas técnicas, mentorias e «networking» de empreendedorismo para mulheres, com o objetivo de «aprimorar competências em gestão, marketing, estratégias e negócios». O evento vai decorrer no próximo fim-de-semana, com passagens por várias localidades na região, terminado com uma conferência no concelho da Mealhada, na próxima segunda-feira, dia 13 de novembro. Ao todo, dez empresárias do Brasil vão conhecer o ecossistema empresarial português, dando enfoque ao «empreendedorismo feminino, através da capacitação, utilizando o “networking” e a valorização do poder feminino como ferramentas».
«Esta é a primeira missão internacional organizada pelo Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios de Santa Catarina, que está a apoiar dez empreendedoras para participar no Web Summit Lisboa, além de proporcionar uma agenda específica com foco no desenvolvimento de empresas lideradas por mulheres. O nosso objetivo central é, com empreendedoras portuguesas, ter acesso a novas informações e conhecimentos, além de conexões de negócios», afirma, em comunicado, Marina Barbieri, analista de negócios do Sebrae/SC, esperando que «a programação seja rica e de grande valia para as nossas empreendedoras e que possamos voltar ao Brasil transformadas e repletas de novas oportunidades».
Por sua vez, Ana Correia, presidente da CCRB, entidade que tem realizado missões empresariais entre Portugal e o Brasil, acredita que, com esta parceria, «estão reunidas as condições para que as empreendedoras possam aproveitar o evento e criar uma rede entre as mulheres empreendedoras de Santa Catarina, no Brasil, e as empreendedoras das Beiras, em Portugal».
O programa de três dias consiste em visitas técnicas e também de lazer. Nos dias 11 e 12 de novembro, as empresárias conhecerão as cidades de Fátima e Batalha, mas também o concelho da Mealhada com visitas às Caves Messias, Termas do Luso e Mata do Bussaco -, e o município de Anadia, com passagem pelas Caves Aliança, em Sangalhos. A missão passará também pelo concelho de Miranda do Corvo.
No dia 13 de novembro, o último ponto do programa prevê que as empreendedoras participem no Espaço Inovação da Mealhada numa conferência composta por três painéis sobre temas como internacionalização, turismo, gastronomia, enoturismo, sustentabilidade e felicidade nas organizações e uma sessão de «networking» para que as participantes possam conectar-se e criar laços no empreendedorismo.
O «Sebrae Delas» – «Desenvolvendo Empreendedoras Líderes» destaca-se por ser um programa realizado pelo Sebrae SC, que visa «aumentar as hipóteses de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres, valorizando as competências, comportamentos e habilidades das mulheres, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino». A Câmara de Comércio da Região das Beiras, querendo promover o empoderamento das mulheres das Beiras, irá aproveitar este evento para anunciar a criação do Conselho Estratégico das Mulheres Empreendedoras (CEME), das Beiras.
Espaço Inovação recebe «networking» de mulheres empreendedoras
O Espaço Inovação da Mealhada será palco do seminário de «networking» entre mulheres empreendedoras, na próxima segunda-feira, dia 13 de novembro, a partir das 9h00. As interessadas em participar devem fazê-lo, até quinta-feira, dia 9, através do correio eletrónico geral@ccrbeiras.pt.
A sessão começa com as intervenções da vice-presidente do Turismo Centro Portugal, Anabela Freitas; do presidente e da vice-presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco e Filomena Pinheiro, respetivamente; do presidente do conselho de administração do Grande Hotel de Luso e das Termas de Luso, João Diniz; da Seabre Santa Catarina, Marina Elena Miggiolaro Barbieri; e da Câmara do Comércio da Região das Beiras, com Ana Correia e Igor Lopes.
Durante o dia, serão discutidos três painéis: «Internacionalização e Programa Portugal 20230»; «Turismo, Gastronomia, Enoturismo e Sustentabilidade»; e «Felicidade nas Organizações».
A sessão contará também com uma representante da Academia Francesa de Letras.