As Câmaras de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Mealhada e Mira e a empresa Águas de Coimbra assinaram, ontem, um contrato de cooperação interadministrativo para a elaboração de estudo técnico, económico e financeiro de viabilidade da gestão integrada do ciclo urbano da água, dos sistemas de drenagem de águas pluviais e da recolha de resíduos sólidos domésticos nos respetivos concelhos.
Segundo o Diário de Coimbra, desta sexta-feira, dia 27 de outubro, haverá duas possibilidades: «a criação de uma empresa intermunicipal entre todos ou de Coimbra com cada um dos municípios, isoladamente». Na mesma publicação, lê-se ainda que «de acordo com o documento, o estudo a elaborar vai ser pago pelos municípios, 20% em partes iguais e os restantes 80% na proporção dos habitantes de cada município».
Na Mealhada, a proposta para este contrato de cooperação interadministrativo foi aprovada, por unanimidade, na última reunião do executivo. «As Águas de Coimbra vão gerir o processo, mas irá contratar-se uma empresa externa», disse, na ocasião, António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.