Até este sábado, 28 de outubro, Anadia está envolta numa verdadeira onda social com atividades destinadas a crianças, seniores e pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental, assim como equipas técnicas e colaboradoras das instituições. Sob o slogan «Juntos somos mais fortes», a iniciativa «Anadia Social 2023» pretende «promover a partilha de experiências e contribuir para a reflexão em torno de temáticas da área social, para um concelho mais solidário».

Ontem, o dia foi dedicado a seniores e pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental, com o Pavilhão de Desportos a receber a atuação de «As Calvaretes – Fãs N.º 1 de António Calvário!», pelo Centro Social, Cultural e Recreativo de Paredes de Bairro e a Santa Casa da Misericórdia de Anadia; seguido de um espetáculo de «António Calvário – Uma vida de canções!» com sessão de fotografias.

Antes da tarde de festa, houve uma cerimónia inaugural, nos Paços do Município, com Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia, e Fernando Mendonça, Diretor no distrito de Aveiro da Segurança Social, tendo a autarca de Anadia deixado uma «mensagem de esperança», destacando «o trabalho de união entre todos, o que proporciona momentos diferentes às crianças e aos idosos».

«Existe um desafio constante nesta área social, com as instituições a viverem momentos difíceis e delicados. A Administração Central tem que se aperceber que os protocolos devem vir com o respetivo envelope financeiro e que é preciso um olhar diferente para as IPSS», alertou a autarca, desejando que «a marca “Anadia Social” dure os próximos 365 dias e, se possível, muitos anos».

«No último mês é a terceira ou quarta vez que estou em Anadia e isto diz bem da dinâmica forte que o setor social tem neste concelho», congratulou Fernando Mendonça, elogiando «a sensibilidade do Município de Anadia para os setores da Infância, Terceira Idade e pessoas com deficiência». Relativamente às preocupações de Maria Teresa Cardoso, o Diretor no distrito de Aveiro da Segurança Social afirmou que «chegaremos ao ponto em que o apoio da Segurança Social terá que atingir os 50%, no âmbito dos acordos de cooperação, o que julgo que pode vir a acontecer no médio prazo».

«Nós, os diretores distritais, não há reunião nenhuma em que não transmitimos as vossas mensagens e preocupações», disse ainda, garantindo que, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, «o distrito de Aveiro tem na rua 50 milhões de euros em obras e isto deve-se ao trabalho profícuo e dedicado das instituições com o apoio dos Municípios».

Na tarde desta sexta-feira, dia 27 de outubro, o Pavilhão de Desportos recebeu «Animação em Movimento» (Andas e Mascotes), seguindo-se o espetáculo musical «A Bela Adormecida», da Companhia CRI’ARTE. Pelas 15h45, os Dance Kids apresentaram «Final de um Dia Feliz».

Amanhã, sábado, 28 de outubro, o dia será dedicado aos profissionais das Instituições Particulares de Solidariedade Social, com o Cineteatro de Anadia a receber uma palestra intitulada «Equipas Positivas, Equipas Produtivas», com Miguel Leite; seguida da oficina «Sentido de Humor». Depois do almoço convívio, que acontece no Pavilhão dos Desportos, o dia termina com a oficina «Cuidar… de mim, de ti, de nós!», orientada por Ana Teresa Almeida, da «Escola das Emoções».

 

Mónica Sofia Lopes