Faleceu, no passado domingo, dia 15 de outubro, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Maria Fernanda da Silva Santos Graça, com 71 anos, residente na Mealhada. Antiga presidente da direção da Associação do Carnaval da Bairrada, Fernanda Graça, como assim era conhecida, vai a sepultar na manhã desta terça-feira, 17 de outubro, sendo a missa de corpo presente, na Igreja da Mealhada, às 11h00, seguindo o funeral para o Cemitério local.
Detentora de um grande espírito associativo, Fernanda Graça fez parte de várias direções da Associação do Carnaval da Mealhada, «nem que fosse como vogal», disse no livro dos 50 anos do Carnaval da Mealhada, publicado em 2021. Não foi por isso de estranhar que, em 1999, numa altura de vazio diretivo da associação, tenha sido o próprio Município a pedir-lhe que fosse «a primeira responsável» do evento, que corria o risco de não se realizar. Em novembro desse ano, assume o «comando» da ACB durante dois anos. Numa publicação na rede social Facebook, a direção da associação agradece «todo o carinho e pelo tanto que deu ao Carnaval da Mealhada». «Viverá eternamente nas nossas memórias», lê-se ainda.
Militante e dirigente do Partido Socialista na Mealhada, a comissão política concelhia também deixou «palavras de agradecimento e de homenagem» a uma mulher, como escrevem, «da cultura e da alegria, fonte de dinamismo e de compromisso na promoção de uma vivência musical, teatral, de mobilização de vontades de uma forma absolutamente inaudita». «Possuidora de um sentido de solidariedade absolutamente grandioso, foi, muitas vezes, a torrente de energia que agitou e mobilizou para ajudar os outros, em momentos difíceis, sempre de modo voluntário e gracioso», escreve ainda o PS Mealhada.
Fernanda Graça trabalhou na Câmara da Mealhada e foi também colaboradora na Escola Profissional Vasconcellos Lebre.
Casada com Idílio Hélder da Cunha Graça, Fernanda Graça era mãe de Carlos Graça e Paula Vaz. O seu corpo chega à Igreja da Mealhada, hoje, às 9h30.
Mónica Sofia Lopes