Um grupo de bailarinas, dos 12 aos 19 anos, da Associação Cultural Princesa Peralta, da Lousã, foram as grandes vencedoras da oitava final regional da competição «Portugal a Dançar», que se realizou na tarde de ontem, no Cineteatro Messias, na Mealhada. Os solos de Rafaela Fernandes e Inês Silva, também da Lousã, ficaram em segundo e terceiro classificados, respetivamente. Os três lotes de vencedores passam diretamente para a grande final do concurso que se realiza a 10 de dezembro, em Portimão, no Algarve, e onde estarão as 36 melhores coreografias de todo o país.

«Hoje estamos aqui na final regional, mas na última sexta-feira e sábado passaram pelas eliminatórias, 28 coreografias, muitas delas de escolas locais. Quando participam é para nós um orgulho, até porque vamos vendo a evolução e garantimos que há muito potencial de dança na Mealhada», referiu Bruno Mourato, diretor do «Portugal a Dançar», que, ontem, «fechou» o oitavo evento regional, dos doze que estão ainda previstos.

Mafalda Carvalhinho, Ana Carina Rodriguez e Ana Sofia Rodrigues, nomes reconhecidos ao nível nacional e internacional no mundo da dança, avaliaram cada atuação – ontem foram dez – em oito parâmetros, de 1 a 10 valores, onde se contabiliza, entre outros, a ocupação do espaço, passando pela musicalidade até se chegar à atitude. «O que vimos aqui hoje foi muito talento e se compararmos estas atuações com as eliminatórias dos últimos dois dias, vimos que todas melhoraram a expressão, o que muito tem a ver com o facto de termos público», referiram, enaltecendo «a diversidade de estilos apresentados». O júri congratulou ainda o facto «da competição ter um grande nível apesar de ser totalmente gratuita».

Hugo Silva, vereador da Juventude na Câmara da Mealhada, parabenizou «os concorrentes e participantes dos “workshops” nos últimos três dias», bem como «os pais», a quem agradeceu «o esforço». «Sou muito apreciador do vosso trabalho e se estão aqui é sinal que querem fazer da dança vida, seja por complementaridade ou por o quererem em permanência», disse, elogiando ainda o facto do projeto «envolver a comunidade, através de parcerias com entidades e empresas».

Recordamos que a maior competição nacional de dança já passou, em 2023, por Setúbal, Batalha, Tondela, Mogadouro, Portimão, Alter do Chão, Loures e, no passado fim-de-semana, pela Mealhada. Arcos de Valdevez, Elvas, Oeiras e Castelo Branco são as próximas cidades a receberem os regionais. Sob o lema «uma competição de todos para todos», a inscrição no «Portugal a Dançar» é totalmente gratuita para pessoas de todas as idades e todos os estilos de dança, tendo por objetivo tornar o acesso à dança universal, democrático e próximo.

 

Convenção Soul Fitness Zona 231, em Luso, a 28 de outubro

Presente no evento de ontem esteve Bárbara Duarte, do grupo mealhadense Dance With Heart, que aproveitou a oportunidade para convidar os presentes a fazerem parte da Convenção Soul Fitness Zona 231, que se vai realizar no próximo dia 28 de outubro, no Pavilhão Municipal de Luso.

Um evento acreditado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) com 1.8 créditos para a revalidação do título profissional de Técnico/a de Exercício Físico e que, por isso, trará ao Luso dezenas de profissionais e amadores da dança e do fitness num dia intenso com diversas atividades.

Dentro desta temática da dança, o vereador Hugo Silva desvendou que o Município «está a lançar um desafio às associações concelhias, nomeadamente escolas de samba, para depois do Carnaval terem um outro tipo de evento, que está a ser trabalhado». «Gostávamos de, em conjunto, fazer algo formativo mais centrado no samba, que possa ser um evento intermédio a acontecer em abril ou maio», explicou.

 

Mónica Sofia Lopes