O Museu do Vinho Bairrada comemora no próximo dia 30 de setembro, o seu vigésimo aniversário. Para assinalar a efeméride, o Município de Anadia inaugura, pelas 16h00, a exposição “20 anos de Museu”. Uma mostra coletiva que pretende prestar reconhecimento aos artistas e instituições que colaboraram com este espaço museológico ao longo destas duas décadas.

“A exposição conta com trabalhos de sete dezenas de artistas plásticos que já expuseram no Museu a título individual ou integrado em mostras coletivas. Os trabalhos apresentados vão, desde pintura, escultura, fotografia, desenho, cartoon, até à vídeo arte. Um dos atrativos será o acervo de vestidos e adereços de palco de Amália Rodrigues que os visitantes poderão, uma vez mais, contemplar”, lê-se num comunicado de imprensa da Autarquia, que acrescenta que “nesta instalação artística podem ser vistas criações e peças de, entre outros, Paula Rego, Júlio Pomar, Manuel Cargaleiro, Arpd Szenes e Vieira da Silva, Almada Negreiros, João Cutileiro, Nadir Afonso, Cândido Teles, Mário Silva Pedro Olavo (filho), Zé Penicheiro e muitos mais”.

A exposição conta ainda com objetos do acervo do Museu do Vinho Bairrada, que até ao momento ainda não tinham sido expostos. Os visitantes têm também a oportunidade de apreciar uma exposição de peças raras, tais como vasos gregos para vinho, datados dos séculos VI e V a.c..

A mostra vai estender-se pelos dois pisos do edifício, fazendo assim uma simbiose entre a arte contemporânea e o acervo histórico. Para além de algumas obras de arte que já estiveram patentes, podem ser apreciados trabalhos realizados propositadamente para esta instalação.

A sessão de inauguração contará ainda com alguns momentos de animação, com declamação de poesia e performances ao vivo.

De referir que o Museu do Vinho Bairrada, ao longo destes vinte anos, tem, e segundo o Município de Anadia, “desempenhado um papel importante na dinamização e fomento da atividade cultural, e de guarda da memória e do património histórico da Região Vitivinícola da Bairrada”.