A «Escola da Bairrada», que vai surgir de um protocolo entre os Municípios de Anadia e da Mealhada e do Instituto Politécnico de Coimbra, poderá entrar em funcionamento já em março ou abril de 2024 com a primeira pós-graduação na área da enologia. A novidade foi avançada, na tarde da última quinta-feira, pela presidente da Câmara de Anadia, aquando da regular sessão da assembleia municipal.

As Câmaras Municipais de Anadia e Mealhada aprovaram, já este mês, nas respetivas reuniões mensais, o protocolo que será assinado com o IPC, sabendo-se agora que também isso poderá acontecer já «em meados do próximo mês». «Achamos que a partir de março, abril possamos ter a funcionar uma pós-graduação em enologia», referiu Maria Teresa Cardoso, presidente da Autarquia de Anadia, acrescentando que esta pós-graduação, em concreto, «terá três meses de aulas teóricas, que em princípio acontecerão em Anadia, e três meses de prática a realizar em empresas da região, que tanto podem ser de Anadia e Mealhada, como também em outros concelhos».

A edil explicou ainda que outra das áreas será de Desporto e que, nesses cursos, poderão acontecer aulas tanto em Anadia como na Mealhada. «A Mealhada tem uma pista de atletismo, nós não temos, Anadia tem um campo de rugby e eles não, por exemplo. Vai funcionar nessa base de complementaridade», acrescentou ainda.

A «Escola da Bairrada» terá cursos técnicos superiores profissionais, microcredenciações e pós-graduações em áreas de diferenciação do território, nomeadamente enologia, enoturismo, termalismo e desporto. No âmbito do protocolo, válido por cinco anos, e segundo um comunicado da Autarquia de Anadia, «competirá ao Politécnico de Coimbra a coordenação da Escola da Bairrada; a organização logístico-administrativa; o desenvolvimento da oferta formativa, bem como dinamizar ações de promoção das atividades e ações a realizar». Já aos Municípios «competirá proporcionar os espaços físicos para a implementação das instalações; alocar os recursos humanos necessários ao funcionamento dos espaços; promover a oferta formativa na região; assim como divulgar a Escola, junto das entidades regionais com vista à dinamização de projetos em parceria e empregabilidade dos estudantes».

Em reunião de Câmara na Mealhada, Filomena Pinheiro, vice-presidente, referiu que «a escola superior da Bairrada, para além de contribuir para o desenvolvimento do concelho; promove e beneficia os dois territórios» e António Jorge Franco, presidente desta Autarquia, declarou, em assembleia municipal, que o que lhe foi transmitido «é que teríamos melhores infraestruturas desportivas do que o próprio Politécnico de Coimbra».

Recordamos também que o Município de Anadia está a levar a cabo uma obra de recuperação da antiga Secundária de Anadia que está a ser transformada em alojamento estudantil universitário com capacidade para 56 camas. «Este alojamento tem corrido mundo, mas a verdade é que vamos ter aquilo que muitos não conseguiram fazer», referiu a presidente da Câmara de Anadia, em assembleia municipal, adiantando que o Município está já «a trabalhar no regulamento» do espaço que se prevê estar em funcionamento no início do ano letivo 2024 / 2025.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia de Arquivo da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em visita à obra do alojamento estudantil em Anadia, que aconteceu há cerca de um mês