As inscrições para a Universidade Sénior da CADES – Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social – realizam-se a partir de hoje, 18 de setembro, até à próxima quarta-feira. Os interessados em mais informações devem contactar o número de telemóvel 963 872 417 e/ou do correio eletrónico universidadesenior@cades.pt.

As inscrições decorrem na cidade da Mealhada, na sede da associação (que se situa em frente à Foto Rei), hoje e amanhã, 18 e 19 de setembro, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00. Na quarta-feira, dia 20, as inscrições acontecem na Junta de Freguesia de Luso, em horário semelhante.

São diversas as disciplinas propostas neste ano letivo de 2023- 2024, nomeadamente, Teatro, Macramé, Interpretação e Educação Ambiental, Tuna, Danças do Mundo, Yoga, “Janela para o Sonho”, “Nutrir com Equilíbrio”, PT Grupo e Pilates, Pintura e Desenho, e “Diálogos com Saber”.

Ao nosso jornal, a direção da Associação anseia pelo próximo ano letivo, recordando que a CADES trabalha “para duas faixas etárias muito importantes da comunidade – juvenil (com a Academia) e sénior (com a Universidade) -, fazendo um esforço muito grande mensalmente para levar a cabo as atividades do dia-a-dia”, nomeadamente, com as despesas da renda da sede, onde são dadas parte das aulas, às quais acrescem água, luz, internet, etc.; assim como o pagamento aos formadores e a duas funcionárias.

 

Atribuição de dois mil euros aprovada por unanimidade

Recordamos os nossos leitores que, na última reunião pública, o executivo camarário da Mealhada aprovou, por unanimidade, a atribuição de um apoio financeiro de dois mil euros à CADES, uma associação sem fins lucrativos que, para além de várias iniciativas anuais, é mentora da Universidade Sénior e de uma Academia Juvenil.

Uma verba que Rui Marqueiro, vereador eleito pelo Partido Socialista, afirmou ser “demasiado curta e insuficiente face ao trabalho que esta Associação faz”. Palavras também corroboradas pelo próprio presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco, que admitiu ser “uma associação extraordinária e importante no concelho”.

Esta atribuição surge do Regulamento Municipal de Apoio às Entidades Sem Fins Lucrativos na Mealhada, aprovado há cerca de um ano, e que estabelece, à partida, no caso das associações que não têm apoio da Administração Central, um valor anual de dois mil euros.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia de Arquivo