Um grupo de voluntários da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa inicia, no próximo mês de outubro, “uma caminhada especial rumo ao Santuário de Fátima, levando consigo, para além do seu Equipamento de Proteção Individual, a honra de ser bombeiro voluntário”.
São cerca de 30 kg de equipamento de Proteção Individual (EPI) que prometem dificultar e aumentar o desafio a três bombeiros da corporação da Pampilhosa que, com o apoio dos restantes colegas, partem, e segundo uma nota da Associação, “num dos mais conhecidos percursos apeados do país, para representar os desafios e as dificuldades que diariamente os bombeiros encontram no desempenho da sua missão”.
Os três bombeiros serão acompanhados por colegas de missão que irão realizar o percurso a seu lado, agilizando questões logísticas e prestando todo o apoio necessário ao longo da jornada. Os treinos tem sido uma constante, garantindo assim a preparação física. “A preparação mental tem sido alimentada por doações de entidades que apoiam a iniciativa inédita, bem como pelas palavras de encorajamento da restante corporação, que vê esta caminhada como uma loucura saudável e uma bonita homenagem ao trabalho, ao esforço e à coragem que caracterizam um bombeiro”, enfatiza ainda o comando dos Bombeiros da Pampilhosa.
A jornada será documentada e registada para que, posteriormente, “possa ser recordada e divulgada, de modo a possibilitar aos cidadãos testemunhar a determinação com que um bombeiro dá o seu melhor pelos seus objetivos”.