A XIII Feira de Gastronomia & Artesanato da freguesia da Vacariça acontece, de 1 a 3 de setembro, no recinto da Feira do Travasso. De acesso gratuito, o certame contará com Tasquinhas a cargo das associações (com serviço de jantares nos três dias e almoços no sábado e domingo), artesanato, comércio e insufláveis.
O evento começa na próxima sexta-feira, dia 1 de setembro, às 19h00, com a abertura oficial animada pelos gaiteiros «Os Katembas», seguindo-se, à noite, a atuação do artista «Zé Fadoxa», a partir das 22h00, terminando com o «disc-jockey» Faísca.
No dia seguinte, sábado, «Ruizinho de Penacova» atua a partir das 22h00 e o DJ Hardbeats está previsto para a meia noite. No domingo, 3 de setembro, os gaiteiros «Os Katembas» farão animação no recinto, atuando às 17h30 o rancho do GEDEPA – Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Região da Pampilhosa. A Banda «Magnum» atua às 19h00 e às 22h00.
O evento é organizado pela Junta de Freguesia da Vacariça, que tem previsto um orçamento de oito mil euros; com o apoio da Autarquia da Mealhada (na logística e ligação de águas às Tasquinhas); bem como conta com o apoio da Sociedade da Água de Luso.
As seis tasquinhas do certame, o dobro das que participaram no ano passado, estarão a cargo das associações e instituições da freguesia: Casa do Povo da Vacariça; Centro Recreativo, Cultural e Desportivo do Travasso; Centro Recreativo Lameirense; Grupo Cénico e Recreativo de Santa Cristina; Associação Recreativa e Cultural dos Amigos do Pego; e Centro Cultural e Recreativo Quinta do Valongo.
Uma adesão que deixa o presidente da Junta de Freguesia da Vacariça, Ricardo Ferreira, satisfeito. «Com o “sim” das seis entidades engrandecemos o evento e, à partida, vamos também ter mais gente a ir ao local», enaltece o autarca, acrescentando que a Feira contará com 40 expositores, maioritariamente, de artesanato, mas também de algumas empresas, «com participantes oriundos do concelho da Mealhada, mas também de Coimbra, Anadia e Cantanhede».
«Esperamos que as pessoas nos visitem, porque esse será o melhor reconhecimento de todo este trabalho», deixa, em jeito de convite, o presidente da Junta da Vacariça.
Texto de Mónica Sofia Lopes
Fotografias de Arquivo com Direitos Reservados