É regular as instituições bancárias enviarem avisos aos seus clientes alertando para esquemas fraudulentos que podem chegar através de mensagens de telemóvel, correio eletrónico e/ou chamadas telefónicas. «Nunca faculte dados em resposta a SMS, emails ou telefonemas», pode ler-se em muitas delas.
Corroborando do mesmo alerta, o «Bairrada Informação» percorreu alguns sites das instituições bancárias deixando nota do que se lê em jeito de apelo à segurança dos clientes.
Suspeite sempre de links e ficheiros em emails em que lhe peçam qualquer ação ou interação, já que podem conter vírus indetetáveis. Não responda. Não clique em links nem abra ficheiros. Em caso de dúvida contacte a instituição bancária.
Sob o uso de pretextos falsos, o(s) autor(es) da fraude tenta(m) enganar a pessoa alvo da mensagem e induzi-la a fornecer informações sensíveis. Por vezes, os clientes recebem e-mails que simulam ser enviados pelos bancos, mas não o são, e que pretendem recolher dados pessoais e confidenciais para posterior utilização fraudulenta. Estes e-mails enquadram-se em ações criminosas designadas por phishing que têm sido dirigidas a clientes de várias instituições financeiras em Portugal e no estrangeiro.
Os bancos alertam ainda para mensagens fraudulentas de SMS, enviadas em nome das instituições bancárias, com link que só abre em Mobile, cujo objetivo principal é a captura de dados bancários, pessoais e confidenciais, para posterior realização de transações fraudulentas.
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