No quinto dia da Jornada Mundial da Juventude 2023, que decorre em Lisboa, o Papa Francisco visitará o Santuário de Fátima. As viagens, da Base Aérea de Figo Maduro para o Estádio de Fátima e daqui para Lisboa, que acontece este sábado, dia 5 de agosto, serão feitas pelo mealhadense, major Daniel Silva, no helicóptero EH – 101 Merlin.

Daniel Silva, de 37 anos, major da esquadra da Força Aérea n.º 751, estacionada na Base Aérea n.º 6 do Montijo e vocacionada para busca e salvamento, será o piloto-comandante das viagens de Lisboa para Fátima e vice-versa, que estão a ser preparadas há vários meses. Segundo a revista Sábado, da semana passada, «no “cockpit” (do helicóptero que transportará o Papa) estará o piloto-comandante e o copiloto, também major, e ainda um elemento de cabine».

O mealhadense é mestre em Ciências Aeronáuticas, especializado em piloto, tendo estudado na Academia da Força Aérea, em Sintra, e no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea. «Estamos a falar de um percurso com vinte anos, pois quando quis vir para a Força Aérea tinha 17 e precisei inclusivamente da autorização dos meus pais», recorda, ao nosso jornal, Daniel Silva, remontando ao ano de 2003, «numa altura em que concorri especificamente para pilotagem».

O jovem recorda o batalhão de testes médicos, físicos, psicotécnicos e de cultura geral, a par de uma preparação militar. «No final somos seriados e julgo que, nesse ano, concorreram 1600 pessoas para somente 30 vagas», referiu.

Depois do percurso académico militar e de um estágio de ano e meio a voar nos Estados Unidos da América, quando chegou a Lisboa fez a adaptação para helicópteros e é assim que chega ao Montijo há 14 anos. Na altura com 25 anos de idade. Hoje, Daniel Silva acumula uma serie de funções, nomeadamente na busca e salvamento, como piloto-instrutor e ainda é comandante de esquadra.

Este sábado, 5 de agosto, pelas 8h00, o piloto-comandante, natural da Mealhada, acolherá Sua Santidade Papa Francisco no helicóptero EH – 101 Merlin da Base Aérea de Figo Maduro, na viagem de Lisboa até Fátima. «Já transportei ministros e o Presidente da República, mas esta será provavelmente uma viagem única na minha vida», confessa, não acusando pressão, «apenas a mediática» de toda a situação. «Houve uma grande preparação e, por isso, amanhã, quero só desfrutar do momento e da missão», afiança.

E sobre a missão diária, sendo major da esquadra da Força Aérea n.º 751, estacionada na Base Aérea n.º 6 do Montijo e vocacionada para busca e salvamento, Daniel Silva afirma que já passou «um pouco por tudo. Momentos de grande felicidade, tristeza e até já assisti a despedidas. Parece estranho, mas lembro-me mais das pessoas que não consegui salvar, do que de todas aquelas que já salvei».

Até ingressar na Força Aérea, Daniel Silva estudou sempre em escolas da Mealhada até ao ensino secundário. Foi atleta nos Infantis do Hóquei Clube da Mealhada e treinou na já extinta equipa de Pólo Aquático da Mealhada. «Tenho tantas memórias da Mealhada, até porque foi aí que cresci antes de sair aos 17 anos», refere, explicando que sendo o local onde os pais vivem e onde tem dois afilhados vem com frequência à região, «aquela que me é permitida e não a que se deseja». «É muito bom chegar e ver o Bussaco lá ao fundo. São muitas memórias…», recorda, na nossa entrevista desta manhã, Daniel Silva.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia de Commando Helicopter Force