Uma Sala de Estudo Digital foi inaugurada, na manhã da passada quinta-feira, no Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos. A nova oferta do Velódromo Nacional surge de um programa criado pela Fundação do Desporto, com o apoio financeiro da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e teve um investimento de dez mil euros, neste caso concreto, fazendo parte de um bolo de 130 mil euros distribuídos pelos treze Centros de Alto Rendimento do país.
A nova Sala de Estudo Digital, implementada no Centro de Alto Rendimento em Sangalhos, permite o estudo e o apoio aos alunos, nacionais e estrangeiros, que frequentam o espaço. «Serve, também, de sala tecnológica multiusos ao serviço do Centro de Alto Rendimento e permite, ainda, a articulação com as equipas multidisciplinares provenientes de várias escolas das Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola que providenciam apoio especializado», lê-se numa nota da Fundação do Desporto.
Ao «Bairrada Informação», Susana Feitor, presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, explicou que o novo investimento «vai permitir apoiar as carreiras duais dos atletas, mas também das equipas técnicas, contribuindo para a performance de todos». «São salas equipadas com alta tecnologia com acesso às plataformas e cadernos digitais das escolas de Alto Rendimento e, para além disso, pode ser um espaço multiusos, com outras funções, ficando disponível também para reuniões à distância ou presenciais», acrescentou.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, não podia estar mais agradada com esta dotação. «Aqui é feito um esforço grande de investimento, desde que este Centro de Alto Rendimento foi criado, para receber sempre bem a grande diversidade de modalidades que por aqui vão passando. Modéstia à parte, Anadia tem estado à altura dos grandes eventos e estágios», enalteceu a autarca, enfatizando o facto do CAR de Anadia «ser único na Península Ibérica»: «Trabalhamos muito o interior deste espaço, com todos os custos que isso nos acarreta».
«Esta sala fica agora com melhores infraestruturas e espero que tenha sempre muitos atletas. Será bom sinal», acrescentou a edil, numa cerimónia onde esteve também, entre outros, a diretora de comunicação e marcas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Maria João Matos.
Recordamos que muitas são as equipas e atletas que passam pelo Velódromo Nacional em Sangalhos, durante todo o ano. Ontem, por exemplo, estavam a decorrer provas para o Campeonato Europeu de Pista de Juniores e Sub23, um espetáculo desportivo que pode ser visto até ao próximo domingo.
Mónica Sofia Lopes