No âmbito do CEI – Crescer, Empreender e Inovar, a ACIBA – Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira, a ACIFF – Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz e a ACISTDS –Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal, realizaram, na Mealhada, a conferência de encerramento do projeto. Dos resultados apresentados sobressai o número de 66 empreendedores inscritos, 13 empresas criadas ou com atividade iniciada pelos empreendedores e nove com projetos elaborados e a aguardar fontes de financiamento. Para além disso, o CEI prevê que possam ser criadas mais 22 empresas nos próximos seis meses. No que toca a um dos concursos de ideias, os vencedores são alunos da EPVL.
O projeto CEI teve como propósito transmitir um conjunto de competências técnicas e comportamentais a estudantes, empreendedores e startups, de modo a dinamizar, capacitar e sensibilizar o público-alvo para a relevância do empreendedorismo e consequente criação de valor no panorama empresarial português, com especial enfoque nas regiões Centro e Alentejo. O público-alvo deste projeto foram estudantes do 3.º Ciclo, Ensinos Secundário e Superior, empreendedores em fase de desenvolvimento de ideias de negócio, empresas recém-criadas (há menos de dois anos) e público em geral, oriundos e/ou que pretendam criar a sua empresa/negócio nas regiões onde o projeto foi implementado.
E ideias e empreendedores foi o que não faltou, desde a criação de uma empresa na área das consultadoria, serviços técnicos e auditoria relacionadas com a indústria farmacêutica; passando pela automação e robótica com a «Pitch Deck», criada em abril deste ano; e ainda, a partir de Barcouço, o nascimento da «Bubbles Gym Wear», de venda online de roupa desportiva. Foi ainda apresentado um projeto na área do Reiki; criada uma plataforma de cálculo de honorários para arquitetos; e os bolos artesanais Dona Zu, uma marca criada por Osvaldo Pessoa, natural do Recife, no Brasil, que se baseia no Bolo de Rolo, reconhecido como Património Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco.
O projeto incluiu também dois concursos de ideias – Crescer a Empreender e Empreender a Inovar, que contabilizaram 20 candidaturas -, cujo primeiro se destinou a estudantes do 3.º Ciclo e ensino secundário; já os destinatários do «Empreender a Inovar» foram os estudantes do ensino superior e empreendedores com idade igual ou superior a 18 anos, detentores de uma ideia de negócio que pretendam ver concretizada no concelhos da NUT (Unidade Territorial) II do Centro e Alentejo.
Relativamente ao «Crescer ao Empreender» os três primeiros lugares foram para alunos da Escola Profissional da Mealhada: em terceiro, com um prémio de 200 euros, ficou Bárbara Figueiredo com o «Podcast Bairrada», que brevemente estará disponível no Spotify e no Youtube; em segundo, com um prémio de 300 euros, Cláudia Batista, com o projeto «To Grow Up», que junta o design gráfico à fotografia; e o primeiro, no valor de 500 euros, foi para Gabriel Pinto, que desenvolveu a aplicação «BRAVE» de apoio a motoristas.
No «Empreender a Inovar», Ana Rita Sousa, da Mealhada, mentora da marca «Acaso by Rita», uma loja online de roupa criada na pandemia, ficou em terceiro lugar, com um prémio de 750 euros; em segundo, com 1.250 euros, ficaram Inês Almeida, Liliana Sousa e Paulo Costa com «ROY – Reset is on You», um projeto de recolha de seringas destinado a consumidores de droga injetável; e em primeiro lugar, com 2.000 euros, ficaram Beatriz Paredes e Mariana Salomão, com o «Pubbly», uma aplicação digital que alia o cliente à restauração.
Texto de Mónica Sofia Lopes
Galeria de fotografias, de Michael Cardenas, em https://www.facebook.com/bairradainformacao