O programa de animação da vila termal de Luso começou na noite desta sexta-feira, 14 de julho, com o Meajazz – Festival de Jazz da Mealhada, que decorre também amanhã, seguindo-se, nos próximos fins-de-semana, Álvaro Cortez, NOISERV e o Bussaco Classical Fest – festival de Canto Lírico. Até finais de setembro, o programa inclui música, teatro, exposições e oficinas, a Feira do Mel, do Pão e Doçaria Tradicional e as comemorações da Batalha do Bussaco, entre muitas outras propostas gratuitas.

“Este é um programa cultural com diversas características: procura ser atrativo e complementar a oferta termal, procura ser abrangente e diversificado, da música aos espetáculos e às atividades de natureza, procura dar resposta aos visitantes, mas envolvendo a comunidade local, com participação nos espetáculos e com a mostra de artes e produtos locais”, sublinha Filomena Pinheiro, vice-presidente da Autarquia, adiantando que o programa foi desenhado numa parceria da Câmara da Mealhada com a Junta de Freguesia do Luso e a associação Aquacristalina.

Julho começa com a sexta edição do Meajazz- Festival de Jazz da Mealhada, dias 14 e 15 de julho. O festival, com a curadoria de Pedro Galhoz, traz ao Luso nomes como Carmen Souza ou Kiko & the Refugees, Mad Nomad e Jonh Wolf. O festival conta ainda com a atuação do grupo Spice Jam e da animação de rua pelo grupo “Sons do Mondego”.

Logo a seguir, a 21 de julho, quase que numa extensão do festival, o Luso recebe Álvaro Cortez, pioneiro da percussão, em dois registos diferentes: numa masterclasse dirigida aos músicos do concelho, e depois em formato de concerto, numa parceria com a PjB Music Management. Vencedor de dezanove prémios nacionais e internacionais, como Universal Marimba Competition, é aplaudido pelos seus atributos sonoros e técnicos, combinando a técnica meticulosa e a inteligência musical. Neste concerto a solo, traz um programa eclético, dinâmico e virtuoso.

E a 22 de julho, o talentoso Noiserv, multi-instrumentista a quem já chamaram “o homem orquestra”, sobe ao mesmo palco, no Parque do Lago de Luso. Depois do bem-sucedido disco de estreia “One hundred miles from thoughtlessness” [2008], o EP “A day in the day of the days” [2010], o álbum “Almost Visible Orchestra”, que foi distinguido como melhor disco de 2013 pela Sociedade Portuguesa de Autores, Noiserv regressou em 2020 às edições discográficas com um trabalho escrito inteiramente em português. “Uma Palavra Começada Por N” assume um tom mais confessional que os registos anteriores e aproxima-se ainda mais do ouvinte através da sonoridade que sempre o caracterizou aliada à sua língua materna.

O final do mês, 28 e 29 de julho, está reservado à segunda edição do Bussaco Classical Fest – Festival de Canto Lírico. Com a chancela da Orquestra Clássica do Centro e de reputadíssimos cantores do Festival de Mascagni (Itália), a edição deste ano prestará tributo a Maria Callas, no primeiro dia, destacando-se, no segundo dia, a harpa de Beatriz Cortesão e a soprano Regina Freire, sob a direção do maestro Sergio Alapont.

 

14 e 15 de julho | Lago do Luso

MEAJAZZ – FESTIVAL DE JAZZ DA MEALHADA

 

14 de julho

21h30 Mad Nomad

23h00 Kiko & The Blues Refugees

 

15 julho

14h>16h30 l Animação de rua com Sons do Mondego

18h | Palco da Alameda do Casino

Spice Jam

Parque do Lago de Luso

21h30 John Wolf

23h00 Carmen Souza