A Lagoa de Torres, na freguesia de Vilarinho do Bairro, acolhe, nos dias 28, 29 e 30 de julho, o Mercado Medieval de Anadia, numa organização do Município de Anadia, em parceria com a Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro.
A recreação pretende retratar o ambiente vivido no período medieval e tem como objetivo principal a promoção do conhecimento e o reconhecimento da história e da cultura local. É intenção da organização envolver a população na recriação do ambiente histórico, como fator de enriquecimento do próprio evento, promovendo e valorizando o património, fomentando a criação artística e a comercialização de novos produtos.
A novidade já tinha sido avançada na reunião pública do executivo, no passado mês de maio, com Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara de Anadia, a explicar a descentralização de dois eventos culturais e sociais – que por norma se realizam na sede do município – a Feira Medieval e a Sardinhada de Santo António, esta já realizada, a 17 de junho, no recinto da feira da Moita.
«Vamos experimentar, mas o objetivo é ir rodando e assim fazer com que os eventos não se realizem apenas na sede do concelho», justificou, na ocasião, o autarca.