O Catrapim – Festival de Artes para Crianças – realiza-se novamente este domingo, dia 25 de junho, na Mata Nacional do Bussaco, no concelho da Mealhada, das 14h às 19h00. Ontem, a diversão já foi lema para muitas famílias que se deslocaram ao local, tendo a tarde sido preenchida com uma dezena de jogos, um espetáculo de magia, teatros infantis, showcooking, pinturas faciais e muito mais. Hoje a história repete-se, terminando com o espetáculo do Avô Cantigas.

O Festival conta, hoje, com a presença de artistas reconhecidos, como o Avô Cantigas, o Zé Mágico e o contador de histórias André Madaleno. Os participantes podem ainda assistir a peças de teatro infantil a cargo da Atrapalharte, espetáculos de marionetas da Red Cloud e iniciativas circenses da Somnium Entertainment. De realçar também a animação de rua dos Voix de Ville, o «showcooking» com As Receitas da tia Lídia, a Pharmácias das Ervas, bem como pinturas faciais e o Albi Escolas.

«É um festival fantástico, a começar pela envolvência onde está, a da Mata do Bussaco», referiu-nos Inês Silva, de Anadia, que foi acompanhada do marido e dos filhos. «As atividades são giríssimas, educativas e proporcionamos assim uma tarde bem passada, inteiramente dirigida às crianças», acrescentou ainda.

A cada criança, a organização do evento – Fundação Mata do Bussaco – disponibiliza um passaporte para que os participantes de «palmo e meio» possam preencher com carimbos mediante a realização de cada jogo. E os jogos são para todos os gostos: Brincadeira e Paciência de Carmelita, Alimentação dos animais da Mata, Sentidos em alerta, Dominó na Mata, Glória ou Memória, qual o melhor, Organizando a Mata, Conhecer a fauna e a flora da Mata, Rios em perigo e Criquete na Mata.

Acompanhada das filhas e do marido, Catarina Alves, oriunda de Oliveira do Hospital, tal como fez em 2019, regressou à Mata do Bussaco, este ano, para participar no Cataprim. «É um evento muito engraçado, com jogos, pinturas faciais e inúmeras atividades, e que nos proporciona um dia diferente em família», referiu, ao «Bairrada Informação», acrescentando que «o Catrapim nos traz a este sítio maravilhoso que é o Bussaco», deixando para trás «o shopping e os insufláveis, que acaba por ser sempre a mesma coisa».

Entre as novidades deste ano, destaca-se a Fazenda dos Animais e o Playnetario. O primeiro, dá aos participantes a oportunidade de observar, ouvir e aprender sobre a história da evolução dos animais e a sua interação com os humanos; já o segundo representa uma experiência cinematográfica imersiva com um filme – Super Salvador: Vamos Salvar o Nosso Planeta – projetado em 360º.

«Participar no Catrapim representa uma tarde inesquecível e uma experiência irrepetível», afiança Guilherme Duarte, presidente da Fundação Bussaco.

A entrada na Mata Nacional do Bussaco, é de seis euros por cada viatura ligeira e de um euro por cada visitante, com mais de doze anos, excetuando o condutor do veículo.

 

Mónica Sofia Lopes