A Feira da Vinha e do Vinho – evento integrado no «Festival Anadia de Paixões», que contempla inúmeras atividades promovidas pela Autarquia de Anadia -, realiza-se, de 21 a 25 de junho, em Vale Santo, na cidade de Anadia, e alia a arte, aos negócios, cultura e à gastronomia. O certame, como habitualmente, estará repleto de expositores, tasquinhas, restaurantes e muita animação e possui um cartaz repleto de artistas nacionais. Em 2023, a festa ganha mais uma noite de concerto musical, uma vez que as tradicionais Marchas serão «adiadas» para o fim-de-semana seguinte, ganhando estas o seu «próprio estatuto» num evento individual. Outra novidade da vigésima edição da Feira da Vinha e do Vinho passa por um espaço «mais apropriado aos produtores vinícolas», fazendo assim jus ao nome do certame.

Em Anadia ultimam-se os preparativos para a festa maior do concelho, que tem início já esta quarta-feira, 21 de junho, com a inauguração oficial agendada para as 17h00. «No ano passado conseguimos ter um novo formato, mais apropriado para o que pretendemos e tanto expositores, como associações e o próprio público demonstraram-nos uma maior satisfação e, por isso, em 2023, manteremos a essência do formato anterior», começou por explicar, ao nosso jornal, Lino Pintado, vereador na Câmara de Anadia.

De trás já vem a redução do número de dias do certame (que no passado tinha a duração de uma semana), mas que, este ano, ganha mais uma noite de concerto – Ala dos Namorados, no domingo, 25 de junho, dia em que as entradas são gratuitas -, uma vez que as Marchas Populares, que até então aconteciam no último dia do evento passam para o fim-de-semana seguinte, ganhando assim «o seu próprio estatuto», enquanto iniciativa.

Completamente esgotado ficou a secção do espaço geral dos expositores (cerca de uma centena) que, tal como no passado, albergará os produtores do setor vitivinícola, sendo que, este ano, estarão num «local mais apropriado, completamente diferenciado dos outros espaços e com uma esplanada, fazendo jus ao tema da própria Feira», enfatizou Lino Pintado.

Mas vamos ao cartaz… Assim, no palco principal, anfiteatro designado de «Terra de Paixões», estará hoje, pelas 22h00, José Cid + 7, seguindo-se os «disck-jockeys» Tiede e Kosmic. Amanhã, quinta-feira, à mesma hora, a animação está a cargo de Jorge Palma, assim como dos DJ’s The Boatman e Fontes; e, na sexta-feira, 23 de junho, Wet Bed Gang tem início às 22h30, continuando a festa com Kura e o DJ Pedro Moniz ft. MC Wazy. No sábado, Pedro Abrunhosa dá espetáculo a partir das 22h30, seguindo-se Insert Coin e o DJ André Cardoso; e, no último dia de certame, domingo, 25 de junho, o único de entradas gratuitas, a festa começa à tarde, pelas 15h00 com a Masha e o Urso e o DJ Ovelha Choné, estando a noite guardada para a Ala dos Namorados, com um concerto musical a partir das 22h00.

No Palco Sentir Anadia, muitas serão as apresentações ao longo dos cinco dias. «É um palco que se situa no patamar das Tasquinhas e que será mais uma oportunidade das nossas associações culturais se mostrarem ao público», enaltece o vereador Lino Pintado. E assim, já hoje, a partir das 21h00, haverá «Músicas sem Idade», em que o Club de Ancas convida Grupo de Cantares ADABEM; segue-se, na quinta-feira, à mesma hora, a Orquestra Desigual da Bairrada; e na sexta-feira, Incantus. No sábado, 24 de junho, também pelas 21h00, atuam o Rancho Folclórico Casa do Povo de Vilarinho do Bairro e o Grupo Folclórico e Cultural de Paredes do Bairro; e no domingo, dia 25, Poutena Dance Academy convida Gurillaz Dance Crew.

Os bilhetes – o geral tem um custo de 10 euros cada e o diário de três euros – podem ser adquiridos na Rota da Bairrada (Curia), Posto de Turismo, Câmara Municipal de Anadia (Tesouraria), Piscinas Municipais de Anadia, Biblioteca Municipal de Anadia, Velódromo Nacional (Sangalhos) e Museu do Vinho Bairrada (Anadia). As entradas são gratuitas para menores de doze anos e os portadores dos cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior têm um desconto de 50% na compra dos ingressos gerais e/ou diários. A entrada é gratuita no último dia do evento.

E se no ano transato mais de 50 mil pessoas passaram pela Feira da Vinha e do Vinho, este ano, a organização espera que esse número possa aumentar. «Fruto do trabalho desenvolvido ao longo dos anos, esta Feira é uma marca muito consolidada, que vamos aprimorando e aperfeiçoando», enaltece Lino Pintado, que destaca «a qualidade do espaço»: «Todos os artistas que por aqui passam elogiam muito este anfiteatro».

Tal como nas últimas edições, o certame terá o selo de eco-evento, o que faz com que seja «proibida a utilização de plástico descartável».

Recorde-se que a Feira da Vinha e do Vinho está integrada no «Festival Anadia de Paixões» que contempla várias iniciativas, como o «Jantar de Adegas» e «Visitas às Adegas», entretanto realizadas e que tiveram uma grande adesão, acima das expetativas. O «Festival» termina, no dia 30 de junho, com a «Noite Baga Bairrada». A iniciativa vai ter lugar no Hotel Cabecinho, na cidade de Anadia, estando prevista uma harmonização de espumantes Baga Bairrada e ostras. Pretende-se, desta forma, dar a conhecer este novo conceito de espumantes, produzido a partir da casta Baga.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografias de Arquivo com Direitos Reservados