Dezasseis entidades ligadas à saúde e bem-estar e vinte e cinco expositores relacionados com as questões ambientais «mostram-se» até domingo, 4 de junho, no Parque Urbano da Cidade de Anadia, no decorrer da Feira do Ambiente, Saúde e Bem-Estar, realizada pela Autarquia. As entradas são gratuitas e o certame pode ser visitado este sábado, das até às 23h00; e amanhã, das 10h00 às 19h00.

Ao longo de três dias, o espaço acolhe um conjunto de iniciativas, workshops, rastreios, exposições, ateliers ambientais e de artes plásticas, demonstrações de aulas de treino funcional, spinning, yoga, kickboxing e tabata, bem como animação infantil e outras ações de divulgação das entidades participantes, designadamente associações ligadas ao setor ambiental, saúde e bem-estar, estabelecimentos de ensino, empresas e produtores biológicos. O local tem também um espaço de restauração, onde são servidos almoços e jantares biológicos.

«Cada vez mais pensamos em reciclar, reutilizar e nas alterações climáticas, contudo, temos também que pensar em melhores hábitos de saúde e de alimentação», declarou, aquando da inauguração do evento, Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia, para uma plateia essencialmente de crianças e jovens das escolas do concelho: «Vocês são os melhores mensageiros e aqueles que podem levar para casa e para a família as melhores práticas».

Para a autarca, o sucesso da iniciativa passa pelo «bom tempo» e pela «vontade das pessoas visitarem o espaço». «É essencial que os visitantes saiam daqui com a ideia de que temos de proteger o ambiente, mas também de criar hábitos saudáveis», enfatizou.

A participar no evento pela terceira vez, encontramos Rita Gomes, da Clínica do Cértoma, de Anadia. «O nosso maior objetivo é divulgar os serviços, as atividades e exames que realizamos. Depois é sempre bom este contacto que temos aqui com os nossos clientes, que relembra a nossa presença em Anadia», declarou a representante da unidade de saúde, congratulando o certame «por aliar as vertentes do ambiente, saúde e bem-estar».

Com a venda de mirtilos estava Ana Maria Almeida, da Quinta do Pica Pau, da Candeeira. «Estamos aqui pelo segundo ano e o nosso grande objetivo era chegar às pessoas porque nem sempre o mirtilo é aquele fruto tão comum», referiu, enaltecendo o papel da Feira «na transmissão de conhecimentos não só aos adultos, mas também às crianças».

Integrado na programação do certame, hoje, sábado, pelas 16h00, no Museu do Vinho Bairrada, irá ter lugar a conferência «Compreender a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção», numa parceria do Município de Anadia, com o Agrupamento 221 Anadia – Corpo Nacional de Escutas.

No mesmo dia, mas no recinto da Feira, pelas 17h00, decorre uma mesa redonda, subordinada ao tema «Nós e o plástico», com a presença de Patrícia Carvalho, coordenadora do projeto «Pacto Português para os Plásticos»; de Bruno Melo, CEO da Magnusberry; e de José Calhoa, administrador da ERSUC.

Amanhã, durante a manhã, a partir das 9h00, terá lugar a caminhada «Anadia + Verde», em parceria com o Clube Saca Trilhos e o Ginásio Cross Company, numa extensão de sete quilómetros. A tarde será dedicada aos mais novos, no âmbito do Dia Internacional da Criança, com muita animação e atividades para os mais novos.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Galeria de fotografias de Michael Cardenas em https://www.facebook.com/bairradainformacao