A União das Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas reúne esta quarta-feira, dia 31 de maio, pelas 21h00, em assembleia de freguesia extraordinária, no salão nobre do edifício em Amoreira da Gândara, com o único ponto da ordem de trabalhos: «Discussão e votação da possível convocação de um referendo local». Recordamos que esta é uma pretensão de um grupo de cidadãos de Amoreira da Gândara que, num documento que fez chegar ao nosso jornal, esclarece que, «neste momento, a população quer que a assembleia de freguesia convoque um referendo local sobre a desagregação da freguesia de Amoreira da Gândara e promova a criação da freguesia de Amoreira da Gândara e da freguesia de Paredes do Bairro e Ancas, conforme a Lei n.º 39/2021».
«A iniciativa popular em causa foi subscrita pelo número máximo de fregueses legalmente admissível. Tal como já tinha acontecido em 2018, em que levámos uma petição pública à Assembleia da República subscrita por 1552 fregueses, a participação da população é muito elevada e efetivamente interessada», lê-se no documento, em que o grupo de cidadãos apela «a todos os eleitos para que, em consciência, observem que a iniciativa popular é subscrita por largas centenas dos seus concidadãos».
«Saibamos viver democraticamente. Respeitemos a vontade popular, seja ela (a vontade) qual for. Recusar um pedido de referendo subscrito por centenas de pessoas, que constituem parte muito considerável do universo eleitoral dessa freguesia seria, em nossa opinião, uma aberração democrática», continuam, enfatizando o desejo de haver um referendo, a fim de que «nos encontremos todos em debate sobre as melhores soluções para os nossos fregueses».
Texto de Mónica Sofia Lopes
Imagem em https://www.wikiwand.com/pt/Amoreira_da_G%C3%A2ndara