Texto retificado às 06h04 de 25 de maio de 2023.
«Plantar no presente, garantir o futuro» é o nome do projeto que nasceu na Escola Básica e Secundária de Anadia, no âmbito do programa Eco-Escolas. Uma iniciativa que vai crescendo, tendo tido, na passada quarta-feira, 17 de maio, mais um avanço com a assinatura de um protocolo entre o Agrupamento de Escolas de Anadia, a Câmara Municipal e o Grupo Master Natura, que visa a reflorestação de mais espaços, bem como a monitorização das árvores.
«Pretendemos o respeito, como vocês sempre tiveram, pela biodiversidade, bem como o incremento do conhecimento, da consciencialização e consequente responsabilização individual ao nível do Património Natural e Ambiental e sua salvaguarda», referiu Aníbal da Silva, diretor do Agrupamento de Escolas de Anadia, acrescentando que «a primeira etapa passa pela plantação de árvores dentro do perímetro da Escola». «Esta preocupação mais não é do que repetir os programas de preservação que já temos, até porque estamos conscientes que a Natureza é a nossa segunda pele», enaltece.
Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia, congratulou o projeto: «É um gosto fazermos parte deste projeto. Hoje formalizamos um compromisso que estabelecemos e que arrancará em força no próximo ano letivo». «O projeto Eco-Escolas é um desafio a todos os estabelecimentos de ensino e às próprias crianças para que percebam que é preciso fazer mais pelo ambiente e pela Natureza. Estes projetos têm que ser reforçados no dia-a-dia pois precisamos de um ar mais puro para podermos respirar», enfatizou a autarca, explicando que «quando a escola se mudou (para o local onde hoje está), ficou num espaço privilegiado, ao lado do Ecoparque, onde mantemos algumas espécies desde o seu início».
«Cuidem daquilo que é o espaço público, pois, o respeito e princípio de cidadania deve sempre prevalecer», apelou, concluindo que «as alterações climáticas trazem também muitos problemas às espécies».
Em representação da Master Natura esteve Isa Mateus que começou por explicar que «a empresa detém vasta experiência em projetos de plantação de árvores, reconhecendo o valor, importância e contribuição (da mesma) para a sustentabilidade ambiental». «É importante plantar novas árvores, mas também mantê-las e cuidar das existentes. Às vezes são feitas podas que danificam as árvores», continuou a representante da empresa, que defendeu «a importância de sensibilizar para o facto de as árvores fazerem parte do nosso dia-a-dia, contribuindo assim para a melhoria do ar».
O projeto visa, no âmbito da Educação Ambiental, a reflorestação de mais espaços, a reposição de árvores que deixaram de existir, o aumento do número de árvores em locais
preparados para o efeito, nomeadamente, parques verdes e zonas de lazer nos estabelecimentos do Agrupamento de Escolas de Anadia, entidade que detém a responsabilidade da manutenção e conservação dos espaços verdes da Escola Básica e Secundária de Anadia. A Câmara apoiará a iniciativa, tendo em conta que já lidera outros projetos de sustentabilidade ambiental, e a Master Natura, Gestão de Espaços Verdes Lda., garantirá a continuidade do projeto ao longo de vários anos, tendo já ontem feito a sua primeira plantação no recreio da escola.
A assinatura do protocolo contou também com uma palestra de Vanessa Santos, da Associação Bandeira Azul da Europa, intitulada «Educar para a Conservação da Biodiversidade».
Mónica Sofia Lopes