Mais de três dezenas de funcionários municipais, assim como Pedro Machado, que em julho próximo cessa funções na Turismo Centro de Portugal por limitação de mandatos, foram homenageados na manhã de ontem, quinta-feira da Ascensão, Dia do Município na Mealhada, um dia que é fruto de uma tomada de posição da Autarquia com mais de 60 anos. No seu discurso, António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, deixou uma mensagem em jeito de compromisso, às associações, para que «a médio prazo se resolva o problema dos transportes», que reclamam para as suas atividades; assim como o anúncio de que «brevemente serão estabelecidos protocolos» com os Portos de Aveiro e Figueira da Foz.

«Por aqui já passaram muitos políticos, que fizeram muito por este concelho, mas o que seria do Município sem os seus funcionários?», começou por questionar o presidente da Câmara da Mealhada, homenageando «os funcionários com 35 anos ou mais “de casa”». «São o rosto do nosso Município e tenho por eles muita estima e apreço. A comunidade exige que se dê respostas cada vez mais céleres e sei que vocês fazem tudo por isso», enalteceu ainda, desejando que os colaboradores «possam chegar, todos os dias, com ânimo ao local de trabalho».

Também Raul Almeida, vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, afirmou que «estas homenagens figuram como um incentivo, contribuindo assim para uma área tão nobre como é a do serviço público».

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, que cessará as suas funções na presidência desta entidade no próximo mês de julho, por atingir o limite de mandatos, foi outro dos homenageados no Dia do Município da Mealhada. «Obrigado por todo o trabalho realizado na nossa região, que tanto dignificaste», referiu António Jorge Franco, garantindo ser uma pessoa «que esteve sempre ao lado dos projetos na Mealhada e foi também relevante para a projeção da Mata do Bussaco».

Em resposta à homenagem, Pedro Machado começou por citar Shakespeare, referindo que «a gratidão é o tesouro dos humildes». «Fizemos o que podíamos e devíamos e quero crer que conseguimos cumprir dois objetivos: que cem municípios distribuídos por oito Comunidades Intermunicipais tivessem o mesmo desígnio de ainda sermos hoje a melhor região de Turismo, galardão que temos até setembro de 2023», disse, congratulando-se pelo facto da região «estar a competir com Porto, Lisboa, Barcelona e Paris», até porque, afiança, «hoje somos relevantes no mundo. Só em 2022 a CIM Região de Coimbra atingiu um milhão de dormidas».

António Jorge Franco realçou ainda o que de melhor tem o concelho da Mealhada, exemplificando com «a qualidade infraestruturas culturais, desportivas, sociais e industriais e os recursos naturais e gastronómicos», reafirmando «o compromisso de ir mais longe, incentivando, acompanhando e acelerando o desenvolvimento sustentado do concelho dando resposta a quem investe e trabalha no nosso território».

O autarca congratulou a presença de Carlos Monteiro, dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, afirmando estarem «a trabalhar em conjunto»: «Brevemente teremos alguns protocolos». Para as associações, o presidente da Autarquia referiu «querer construir convosco melhores respostas», exemplificando com «o compromisso em querer resolver, a médio prazo, a solução dos transportes», há já vários anos reivindicado pelas associações que necessitam disso para as suas atividades.

 

Mónica Sofia Lopes