O cancro colorretal (CCR) é a terceira causa de morte a nível mundial, responsável por 1 em cada 10 casos de cancro e morte, estando a aumentar e com provável relação com o desenvolvimento socioeconómico.

A maioria dos casos de CCR desenvolve-se a partir de pólipos adenomatosos. A sua deteção atempada e remoção reduzem a incidência deste cancro em 90%. A estratégia preventiva poderá ser realizada por rastreio (diagnóstico precoce de doença em indivíduos assintomáticos) ou vigilância (controlo a longo prazo de indivíduos de alto risco).  

O rastreio é recomendado na população assintomática dos 50 aos 74 anos, e sem outros fatores de risco, através da Pesquisa de Sangue Oculto nas fezes. Este programa diminui a mortalidade por cancro colorretal em aproximadamente 16%.

 

A USF Mealhada está a realizar o Rastreio do CCR aos seus utentes. Para os interessados em realizarem o rastreio do CCR recomenda-se que agendem uma consulta com o vosso médico ou enfermeira de família.

Caso esteja interessado em realizar o rastreio do CCR e não seja utente da USF Mealhada, aconselhamos que contacte a sua unidade de saúde.

Ajude-nos a cuidar de si. Participe no rastreio.

 

Equipa USF Mealhada