A Junta Regional de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas vai a votos no próximo domingo, dia 7 de maio, onde quase um milhar de escuteiros – dirigentes e caminheiros – são chamados a escolher a equipa que liderará os destinos, até 2026, de uma região com 3750 escuteiros, de 56 agrupamentos, em vinte concelhos da Diocese de Coimbra. Desde 2013 que o órgão não tinha duas listas na corrida, sendo uma das listas – a B – encabeçada por Nuno Castela Canilho, da Mealhada, e na qual está também o pampilhosense Gonçalo Moura Costa. O mealhadense irá a votos com Paulo Renato, de Coimbra, que lidera a Lista A.

Lista B

O mealhadense Nuno Castela Canilho, da Mealhada, é o candidato a Chefe Regional da Lista B com o mote «Ser Ponte».  «Para nós, “Ser Ponte” significa a disponibilidade para construir pontes entre os agrupamentos, os núcleos, entre os escuteiros de toda a região, e com a comunidade agindo como uma liderança servidora e segundo uma ética de cuidado», afirma o dirigente de 44 anos, que acrescenta ainda: «Reunimos um conjunto de dirigentes com uma vastíssima experiência nos agrupamentos, nos núcleos, nas estruturas regionais e nacionais desde há muito tempo. Uma experiência única que beneficia, ainda, do contributo de uma equipa alargada de muitos dirigentes e de muitos caminheiros e companheiros que querem “Ser Ponte” na nossa região de Coimbra, a pouco tempo do seu primeiro centenário».

Para além de Nuno Castela Canilho, constituem a equipa Diana Santos, de Coimbra a residir em Condeixa-a-Nova; Ana Pinto, das Meãs do Campo (Montemor-o-Velho); Cláudia Costa, de Fala (Coimbra); Gonçalo Moura Costa, da Pampilhosa (Mealhada); e Marta Paes, das Alhadas (Figueira da Foz).

Lista A

Paulo Renato, de Coimbra, é o candidato a Chefe Regional pela Lista A sob o mote «Somos Região» que, ao nosso jornal, garante que «a equipa irá procurar envolver e acolher toda a comunidade, seja escutista, civil ou eclesial, que deseje participar proactivamente neste projeto, que nasceu de poucos e que se pretende seja de todos e para todos». «Um projeto inovador onde desejamos que todos saibam que a sua voz pode ser ouvida, que a sua opinião tem valor e as suas propostas são bem acolhidas; onde olhemos para o que temos hoje, sabendo valorizar o que é bom e reformar o que já não se adequa, estruturando e qualificando, preparando assim a Região para acolher novos elementos», enfatiza o candidato, acrescentando que «será um projeto que pretende impulsionar o Escutismo de Coimbra para o próximo Centenário do CNE».

Na sua lista, Paulo Renato conta com Paulo Duarte, de Ceira (Coimbra); Cristina Tavares, de Midões (Tábua); António Cardoso, de Antanhol (Coimbra); e Filipa Silva e Sérgio Brás, ambos de Coimbra.

As eleições decorrem no domingo, dia 7 de maio, de forma presencial na sede da Junta Regional, na Pedrulha, em Coimbra. Os quase mil eleitores poderão usar o sistema de voto por correspondência, com entrega do envelope fechado a um dirigente do seu Agrupamento.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagens com Direitos Reservados