O executivo municipal de Anadia aprovou, na manhã da passada quinta-feira, por unanimidade, a celebração de um contrato de comodato da Câmara com o Centro Social Cultural e Recreativo da Poutena para realização de obras no espaço do Jardim de Infância. Por unanimidade foi também aprovado o apoio à colocação de uma caixa de multibanco na Fogueira, freguesia de Sangalhos.
«Temos muitas crianças a frequentar este Jardim de Infância, com componente de Atividades de Tempos Livres, até porque está ali na fronteira do concelho e, portanto, também acolhe crianças do município vizinho, de algumas freguesias de Oliveira do Bairro», declarou Maria Teresa Cardoso, presidente da Autarquia de Anadia, explicando que «há a possibilidade de ampliação das instalações no rés-do-chão».
As intervenções passarão, nomeadamente, pela sala polivalente, que assim permitirá que as crianças tomem ali as refeições, casas de banho e espaço do recreio; assim como a realização de uma entrada totalmente independente. «A área só no rés-do-chão passará de cem metros quadrados para trezentos», garantiu a autarca, afirmando que não sendo as instalações do Município, o contrato de comodato foi a solução para a realização da intervenção.
«Foi uma decisão ponderada, até porque chegámos a pensar num edifício de raiz, mas bem sabemos que de um ano para o outro, o número de crianças muda e dado que há outras intervenções a fazer por parte do Município em outros locais, optamos por aproveitar as estruturas existentes, reorganizando o espaço», disse ainda a autarca, adiantando que «o projeto irá a uma próxima reunião de Câmara para que o concurso possa ser lançado rapidamente».
Outro dos assuntos aprovado, por unanimidade, na mesma reunião, foi a colaboração da Autarquia na colocação de uma caixa de multibanco no Largo da Feira na Fogueira. «Tal como em outras situações é-nos pedida a construção de uma “casinha” para colocação do ATM. Desta vez, para além disso, a Caixa de Crédito pede-nos também cem euros mensais referente a umas ligações. Nas realizadas mais recentemente, em São Lourenço e Paredes do Bairro, não houve estas exigências, mas agora há», descreveu Teresa Cardoso, admitindo que «não tem sido fácil a colocação das caixas de multibanco, até porque temos que ter no mínimo a disponibilidade das dependências bancárias».
Para André Henriques, vereador eleito pelo Partido Socialista, «a instalação das caixas de multibanco é um fator muito importante para o desenvolvimento das localidades. Com esta aprovação, ficam a faltar mais duas caixas, uma em Mogofores e outra em Ancas». Para o eleito da oposição, «se por um lado, as instituições bancárias não querem ter custos, por outro a Câmara deve suportar as despesas». «Já ouço falar nas caixas de multibanco há dois anos e tenho dúvidas de que Sangalhos precise de uma terceira caixa de multibanco a 300 metros de outras», enfatizou.
Declaração que levou a presidente da Câmara a garantir que se «até hoje existem caixas de multibanco em várias freguesias é porque o Município investiu. Nós manifestamos interesse, sugerimos locais e os bancos fazem contas e percebem se a caixa é rentável, depois aprovam ou não».
Aprovada aquisição de terrenos para Zonas Industriais
O executivo camarário aprovou também, por unanimidade, a aquisição de terrenos para a Zona Industrial de Amoreira da Gândara, no valor de mais de 104 mil euros; e de cerca de 41 mil euros para a Zona Industrial Vale do Salgueiro.
Referente à Zona de Amoreira da Gândara, a presidente da Autarquia explicou que «só dois (terrenos) estão dentro da mancha da Zona Industrial. Os restantes estão fora, mas vão confinar com a rua principal, que liga a Fogueira a Amoreira da Gândara». «Propomos esta aquisição para que possamos fazer um tratamento diferente da área referente a mil e tal metros quadrados», explicou.
O mesmo acontece em Vale do Salgueiro. «Uma parte não está na Zona Industrial, mas é um terreno contíguo ao nosso estaleiro», justificou a edil.
Mónica Sofia Lopes