A sede do Rancho Folclórico de São João, em Casal Comba, tem a decorrer, até dia 30 de abril, uma exposição de quadros de arte aplicada e de garrafas trabalhadas em estanho, da autoria de Maria Ângela, de 81 anos.
«Estas peças foram todas feitas num curso que houve, aqui em Casal Comba, há uns anos, em que aprendemos estas técnicas», explicou Maria Ângela, natural de Casal Comba, garantindo que fez mais de meia centena de peças. «Comecei e não parei mais», recordando que, nessa altura, tirou também um curso de bordados, financiando pela Junta de Freguesia.
Nos quadros de arte aplicada, a autora dos trabalhos explica que são utilizados «panos, que se cortam e são colados, sendo os contornos feitos com umas bisnagas próprias». Já nas garrafas, o ingrediente principal é a folha de estanho. «Fazemos o desenho e depois com uma peça própria, tipo uma colher pequena, repuxamos tudo isto que se vê em relevo», afirma.
A mostra, que conta também com algumas peças de Guida Torres, de Casal Comba, estará patente ao público até dia 30 de abril, aos sábados e domingos, das 15h00 às 18h00.
Mas o ano de 2023 promete outras exposições, nomeadamente, «de fotografias antigas de casamentos de pessoas daqui da freguesia». «Tenho uma dos meus bisavós de 1850 e outra de um casamento da localidade datada de 1940», explica Augusto Mamede, presidente da direção do Rancho, explicando que «será feita uma seleção, para que aqui possam estar entre 40 a 50 fotografias».
Em junho, decorrerá nova exposição fotográfica sobre os trajes do Rancho.
Mónica Sofia Lopes