«FLIM – Palavras para todos» é o «1.º Festival Literário da Mealhada», que se vai realizar de 27 de março a 2 de abril, centrado, em 2023, na poesia. Serão vários os espaços culturais que albergam o evento, destinado a vários públicos e com diversas atividades, como uma Feira do Livro, oficinas, música, teatro, cinema e dança. A participação do público é de entrada gratuita, havendo alguns programas sujeitos a inscrição prévia.
Durante sete dias haverá de tudo um pouco, sempre em volta da poesia, com atividades centradas na Feira do Livro, que decorrerá num espaço junto à Biblioteca Municipal da Mealhada, mas que têm também vários momentos no Cineteatro Messias, no Centro Escolar de Luso e no Posto de Turismo da mesma vila. Destacam-se a leitura comunitária «23 Poemas de Eugénio de Andrade» a 27 de março, a «Viagem Literária à Mata Nacional do Bussaco» no dia seguinte, ambas na Mealhada, e a apresentação do roteiro literário «Ir a banhos», em Luso, que foi realizado por pessoas residentes na vila. Atividades sujeitas a inscrição obrigatória através do número de telefone 231 201 681.
Entre muitos outros apontamentos, a 30 de março, pelas 21 horas, a Feira do Livro recebe «Uma dança, um poema» pela Academia de Dança do Hóquei Clube da Mealhada, a 31 de março decorrerá o concurso «Poetry Slam Aveiro – poesia sonora» e a 2 de abril a apresentação do livro «Bussaco: mata mágica», de Virgínia Pereira.
Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada, descreve a iniciativa como um «grito cultural», que dá o ponto de partida para «um novo ciclo no concelho, em que se celebra (em simultâneo) a poesia, a música, o teatro e a leitura». «Depois de uma pandemia, iniciar este evento é darmos palco à palavra, que é na realidade a forma como as pessoas se relacionam».
Um evento que, segundo Gisela Ferreira, da Biblioteca Municipal da Mealhada, «envolve toda a comunidade, destinando-se a todas as faixas etárias, desde os bebés até ao público sénior». «Surpreendemo-nos com a quantidade de iniciativas que estão envolvidas na poesia, inclusivamente stand-up comedy», disse ainda.
A Feira do Livro decorrerá durante toda a semana (de segunda a quarta das 14h00 às 21h00; de quinta a sábado, das 10h00 às 22h00, e no domingo, das 10h00 às 19h00), conta com a participação de cinco editoras e livreiros e as entradas e participação nas atividades são gratuitas. «Posicionar o concelho nesta área é também criar um roteiro turístico para a região», enfatizou, na apresentação do evento que decorreu na manhã desta segunda-feira, a vice-presidente da Autarquia, enaltecendo que «o Município investe nestas atividades riquíssimas para que sejam um convite à participação e envolvência dos munícipes».
O festival integra ainda a programação da Semana da Leitura, com iniciativas nas Bibliotecas Escolares, de 27 a 31 de março, promovidas pelo Plano Nacional de Leitura, que contam com a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas.
O FLIM tem ainda a particularidade de ser o primeiro evento do Município com o selo ColorADD, que promove o uso desse código para facilitar a identificação de cores para os daltónicos.
Mónica Sofia Lopes