O Conjunto Patrimonial do Bussaco foi escolhido como candidato português à Marca do Património Europeu. A par do monumento nacional do concelho da Mealhada é também candidata a Ponte Romana de Trajano e Termas Medicinais Romanas de Chaves.
As duas candidaturas serão apreciadas por um júri europeu, depois da pré-seleção para atribuição da Marca do Património Europeu, que decorreu a nível nacional, com a coordenação do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), com a participação das cinco direções regionais de Cultura, da Direção-Geral do Património Cultural e do ICOMOS-Portugal (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítio).
“É um privilégio enorme ser presidente desta instituição e, ao mesmo tempo, estar aqui hoje a tentar promovê-la”, referiu Guilherme Duarte, presidente da Fundação Bussaco, ontem, na Bolsa de Turismo de Lisboa, onde explicou à plateia que “os 105 hectares da Mata do Bussaco são um desígnio municipal muito importante” e que o espaço “recebe (por ano) centenas de milhares de visitantes, o que nos faz sentir com vontade de fazer muito mais e melhor”. “A Mata merece, o concelho merece e o nosso país merece”, enfatizou.
Até ao momento, em Portugal são quatro os sítios distinguidos com esta marca europeia:
Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Carta de Lei da Abolição da Pena de Morte conservada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Promontório de Sagres e Património Cultural Subaquático dos Açores.
Recordamos que, desde 2016, que a candidatura do Sacro Deserto dos Carmelitas Descalços e Conjunto Edificado do Palace do Bussaco passou a integrar a lista indicativa de Portugal para classificação de Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
“Últimas Ceias” inaugurada este sábado
Este sábado, 4 de março, pelas 15h00, será também inaugurada, no Convento de Santa Cruz do Bussaco, a exposição de Últimas Ceias, composta por peças em xilogravura da autoria de Mons. Nunes Pereira e de colecionadores da região.
A mostra estará patente até 16 de abril.