O Vintage Motors Club Friends (VMCF) vai promover este sábado, dia 4 de março, o 3.º Rally Noturno de automóveis clássicos, que ligará Anadia a Águeda, e que terá, nesta edição, uma preocupação ambiental acrescida, com a separação dos lixos em todos os parques fechados. Quem vencer «Melhor Rookie» (que nunca tenha participado em provas de Regularidade inscritas no Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica), «Categoria Promoção» viaturas com (matrículas de 1 de janeiro de 1991 a 3 de março de 1998) e «Troféu (para viaturas até) 1000 cc» fica inscrito no campeonato Santa Joana, que se realiza em maio deste ano. «Receber este rally em Anadia, esperamos que seja a primeira honra de muitas. Gostamos que as coisas se perpetuem. Este ano estamos com a partida, para o ano quem sabe ficamos com a chegada…», desafiou Jorge Sampaio, vice-presidente da Autarquia de Anadia, na apresentação que se realizou no Museu do Vinho da Bairrada, no passado mês de fevereiro.

«No desporto automóvel, no que toca a rallys, não haverá absolutamente nada a fazer, quando as câmaras deixarem de apoiar. Sem isto, os valores de inscrição seriam incomportáveis», referiu Pedro Dias, diretor da prova, destacando que o rally noturno nasce em 2019 «quase por brincadeira» e que «por nascer à margem do campeonato, possibilitou uma maior criatividade».

No próximo dia 4 de março, a prova tem início na cidade de Anadia, em frente ao edifício dos Paços do Município, local onde estará instalado um pódio, pelas 16h30. Durante a manhã, a partir das 10h00 (abertura do secretariado), e início da tarde, os automóveis participantes encontrar-se-ão expostos, em parque fechado, junto ao Museu do Vinho Bairrada.

O 3.º Rally Nocturno VMC destina-se a viaturas clássicas (até 1998) e é uma Prova de Regularidade Histórica, normalmente disputada em estradas abertas ao público, devendo os concorrentes obedecer às médias de velocidade impostas pela organização (que normalmente não ultrapassam os 50 km/h).

O percurso seletivo desta prova terá cerca de 230 km, quilómetros divididos em três secções. A primeira levará os concorrentes de Anadia até às Talhadas e terá cerca de 96.2 km com cinco Provas Especiais de Classificação, que totalizam 75.2km. A segunda secção irá até Valongo do Vouga num total de 59.3 km com 2 PEC (47.7 km), mais uma Super-Especial disputada em Valongo do Vouga. Após uma breve paragem no Parque da Boiça, inicia-se a terceira secção com destino a Águeda, por mais 83.3 km onde se disputam 4 PEC (61.89 km) e duas Super-Especiais (Valongo do Vouga e Águeda), com a consagração dos vencedores da prova no pódio final.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara de Anadia, em dois mil euros, que, em comunicado, explica que esta Autarquia «tem em consideração o facto de a prova contribuir para a divulgação e promoção do Município e da região, proporcionando simultaneamente aos cidadãos um momento em que poderão recuperar alguma da tradição relacionada com este tipo de prova desportiva, apreciando os automóveis clássicos de rally».

O evento conta ainda com o apoio da Câmara de Águeda, das Juntas de Freguesia das Talhadas e Valongo do Vouga e ainda de um conjunto de empresas.

 

Mónica Sofia Lopes