Mealhada é gastronomia, é património, é natureza, é lazer, é saúde e bem-estar, é cultura e desporto, é o Luso e a Mata Nacional do Bussaco. E é toda esta riqueza que vai mostrar, sob o slogan “Mealhada – Luso – Bussaco: tantas razões, um só destino!” no espaço coletivo da Comunidade Intermunicipal – Região de Coimbra, na Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza de 1 a 5 de março.
“Os trunfos que a Mealhada exibe ao turista são difíceis de igualar: destino de incomensurável natureza, de cultura e de história, de gastronomia genuína, atestada pela marca ‘As 4 maravilhas da Mesa da Mealhada. Água | Pão | Vinho | Leitão’”. Destino de lazer, com uma forte programação cultural e de entretenimento ao longo de todo o ano, seja pelo Carnaval Luso-brasileiro da Bairrada, seja pelos espetáculos de cariz nacional no Cineteatro Messias”, salienta António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.
Assim, das mesas da restauração da Mealhada para a BTL vai o leitão genuíno, com uma receita única, estaladiço e acabado de sair dos fornos próprios, de qualidade sublime. O leitão e as restantes Maravilhas da Mesa da Mealhada estarão presentes em diversos momentos de degustação nos espaços da CIM – Região de Coimbra e do Turismo Centro de Portugal, e estarão também no espaço de restauração Bairrada à Mesa, uma iniciativa conjunta dos Municípios de Mealhada e Anadia de promoção dos ex-libris da Mesa da Bairrada, representado pelo Restaurante Pedro dos Leitões. «Decidimos juntarmo-nos, através de um protocolo de colaboração, e enaltecer a marca Bairrada», referiu, na última reunião do executivo anadiense, Jorge Sampaio, vice-presidente da Autarquia de Anadia, enfatizando que «a gestão do espaço estará a cargo da Rota da Bairrada».
«À mesa, com o leitão, estarão as restantes iguarias que fazem a Marca 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada: os vinhos, de Denominação de Origem Controlada Bairrada, os espumantes, o famoso pão da Mealhada, pão de quatro bicos, cozido no tradicional forno a lenha, e a água de Luso, uma água pouco mineralizada, líder de mercado no país, um tesouro guardado e protegido pela riqueza maior do concelho, a Mata Nacional do Bussaco», lê-se num comunicado municipal da Mealhada, que acrescenta que «a Mata Nacional do Bussaco, classificada de monumento nacional, candidata a Património da UNESCO, é o maior trunfo do turismo do concelho da Mealhada e a presença na BTL procura abrir a porta de entrada deste outro universo. Convida à visita, seja percorrendo os trilhos e descobrindo habitats únicos, como o Adernal, seja entrando na magia dos palácios das princesas, com o Palace Hotel do Bussaco, ou na solenidade do legado religioso edificado pelos Carmelitas Descalços, que ali construíram o seu Deserto, destacando-se o Convento de Santa Cruz e a única Via-Sacra do mundo à escala da de Jerusalém. Na Mata há história, com os marcos da passagem de Napoleão e das suas tropas aquando das Invasões Francesas, há romantismo em tantos cantos e recantos, fontes e miradouros, há os ímpares banhos de natureza. E, no sopé da Serra, a vila termal do Luso convida a relaxar e a fugir ao bulício do dia a dia, aliando as propriedades terapêuticas aos conceitos de medical center e SPA, num complexo de termas moderno e de qualidade superior».
Ao destino Mealhada – Luso – Bussaco acrescem argumentos de Cultura e Desporto: dos espetáculos culturais do Cineteatro Messias ao Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada, que atrai milhares de pessoas, dos roteiros literários e festivais MeaJazz e Bussaco Classical Fest ao Rally Legends, prova mítica internacional de pilotos e viaturas que abraça a serra do Bussaco, envolvendo os municípios da Mealhada, de Mortágua e de Penacova.
“O nosso objetivo é afirmar a Mealhada – Luso – Bussaco como destino de experiências e de memórias que ficam e que convidam o visitante a voltar. E é este convite à visita que levamos à BTL, com exibição das riquezas que nos diferenciam enquanto território. É caso para dizermos: “tantas razões, um só destino!”, sublinha Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada.
Anadia promove, na BTL, “Millèsime – 1.º Encontro Nacional de Espumantes”
O Município de Anadia mostra-se, a partir desta quarta-feira (1 de março) e até domingo (5 de março), na maior “montra” do turismo nacional, a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que vai decorrer nas instalações da Feira Internacional de Lisboa (FIL).

“Com um stand dinâmico e inovador, Anadia vai dar a conhecer aos visitantes os seus principais produtos turísticos, com destaque para a Saúde e Bem-Estar, Desporto, Enoturismo e Gastronomia. Ao longo dos cinco dias de certame, estão previstas diversas atividades de promoção e divulgação alusivas aos ex-libris do concelho. O Município pretende dar a conhecer o que de melhor se faz e produz no concelho, ao nível do Turismo e áreas associadas”, lê-se num comunicado da Autarquia de Anadia.
Aproveitando a presença no certame, a autarquia vai promover também o “Millèsime – 1.º Encontro Nacional de Espumantes” que decorrerá nos dias 25 e 26 de março, na Curia. Esta iniciativa irá reunir os melhores produtores nacionais de espumantes com denominação de origem, e contará com um vasto programa de atividades e alguns convidados especiais. Será um evento sofisticado e muito inspirado nos anos dourados da segunda década do século XX, no cenário místico, clássico e grandioso que caracteriza o Curia Palace Hotel.
PROGRAMA CENTRO DE PORTUGAL
1 março
Região de Coimbra
12h00 – Degustação das “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”
2 março
Ria de Aveiro
15h45: Museu do Brincar | Municipio de Vagos
3 março
Ria de Aveiro
10h30: Aldeia do Boco | Municipio de Vagos
Região de Coimbra
15h00: 19 Municípios, 19 experiências
Turismo Centro de Portugal
18h30: Vagos Sensation Gourmet
PROGRAMA CIM REGIÃO DE COIMBRA
2 de março
14h00: Eventos, onde se insere o Rally Legends
17h00: Turismo de Natureza – Mealhada, Luso e Bussaco
3 de março
16h00: Expofacic 2023 e Pink Wine Festivais | Cantanhede
MUNICIPIO DE AVEIRO – MUNICIPIO CONVIDADO BTL 2023
2 de março
Promoção da Rota da Bairrada